sexta-feira, 6 de maio de 2011

As Recordações de Dionísio Quelhas e o Confirmar da Crise num Partido Criado às Pressas

Hoje o Savana traz nos uma prosa do Dionísio Quelhas. Um homem como o Quelhas quando escreve deve ser lido com atenção redobrada e, desta vez, dá mais alguns subsídios da génese do MDM hoje em crise.



Creio que vale a pena ler a página 3 do Jornal Savana de hoje 6 de Maio de 2011. Podemos, na versão do Quelhas, conhecer as peripécias do PCN até a criação do MDM e um elogio a um homem que hoje considero amigo (Inácio Chire) e a cabala que lhe foi montada num partido que, segundo ainda Quelhas, ele mobilizava e articulava competentemente.



Podemos encontrar a ideia de que houve uma reunião na qual se descartou o PCN por razões que não cabem aqui, sendo que se devia “unir esforços para a criação de um movimento” com Daviz a liderar. Portanto, uma confirmação do que refiro num comentário aqui, citando um amigo meu, que o MDM (e até o PDD) foi feito a volta do seu líder a altura da sua criação. É que, antes de se consolidarem ideias, antes de se aprovarem estatutos, já havia indicação de quem lideraria e, veja-se, aproveitando a popularidade desse por altura de tal pensamento: 2008.



Podemos, partindo das reflexões do Quelhas, aflorar a questão da dupla filiação em Partidos Políticos de grande parte dos Deputados do MDM no parlamento e de alguns membros da direcção deste Partido. Interessante.



Interessante ler. Creio que esta carta pública só vai agudizar a crise e levar ao afastamento destes quadros.



PS: Honra seja feita ao meu amigo Chire; apartou-se destas coisas e, a esta altura, deve já ter chegado a conclusão lógica: Partido sério mesmo, só o do seu amigo (no caso eu rssssssss).

36 comentários:

Anônimo disse...

Interessante o artigo do Quelhas. Mostra e confirma o que viemos dizendo estes meses todos: o MDM não foi criado para articular ideias e perspectivas sobre Moçambique. Foi criado para acomodar politicamente indivíduos dispersos de um Partido confuso, devido a uma zanga de comadres. É evidente que Partidos derivados de zangas duram enquando a zanga e a emoção perdurarem. Organizar o tal Partido, estrutura-lo, extende-lo a todo o país, dar-lhe coerência, isso tudo já é uma empreitada difícil que não se compadece com zangas nem com emoções.

Viriato Tembe

Agostinho Lazaro disse...

é preciso prestar muita atencao o percurso de Quelhas antes de qualquer comentario a fazer, o dionisio a todo custo ve-se que tem muita ambicao pelo dinheiro e poder, ora vejamos quando ele auto-intitula-se de intelectual, tenta redicularizar os seus ex-colegas, tipo o bacharel Lutero, uma vez que lutero e Eng.Mecanico formado na UEM... cita por varias vezes que PCN recebeu dinheiro pela coligacao, tenho maxima certeza que se ele tivesse cargo elevado e recebesse tanto dinheiro no MDM ele estaria calado, na RENAMO nao fez nada de concreto apenas queria dinheiro no parlamento, em 2009 queria simultaneamente ser parlamentar e trabalhar na Guine Bissau. O futuro desse homem sem etica que a todo custo esta a tentar manchar os outros ja esta no fim. Hoje ele esta a falar mal do Daviz, eu vos explico que Daviz tem e teve sempre uma Governacao transparente. Tentou falar do caso das areias da Beira... tenho muita pena, 1º ele nao vive na Beira e nem sabe do estado geofisico da Beira, a Beira encontra-se a 7 m abaixo do nivel medios das aguas do mar, o municipio retirava aquela areia para fazer a limpeza para evitar a obstrucao das valas de drenagem. Para quem vive na Beira conhece muito bem o local... proximo da faculdade de Medicina da Universidade Catolica de Mocambique, nas paelmiras.

massada guerra disse...

Gostaria de, em primeiro lugar lamentar a qualidade de intelectualidade do sr. Quelhas, para depois manifestar o sentimento de pena que sinto em relacao ao estilo e qualidade de politico que ele e, alias, me parece que de politica ele nao percebe nada para alem de ser um farejador DE takos. mas NAO quero comentar isso, quero e despertar aos membros do MDM, para deixarem de se preocupar com o menino Quelhas, conheco-o antes de ele ir a Escola, ele sempre foi assim, intriguista, igoista e sobretudo ambicioso, mesmo quando estavamos cursando em portugal, sempre foi sonhando com muito dinheiro a todo custo, como podem perceber, e um homem sem posicao que mesmo com tanta humilhacao que passa com a Frelim sempre se comporta tipo um cachorinho da Frelimo, (como diz a musica brasileira "vem cachorinho a sua dona ta chamando") e ele vai correndo e em troca de algumas notas vai humilhando seus proximos, se eu fosse do MDM, mandava o Quelhas para um bairro qualquer ou exigia dele que apresentasse um grupo de membros que ele ja mobilizou para o MDM, nunca ira apresentar, lembrando bem, parece que o Quelhas ainda nao disse publicamente que pasta renunciou no MDM, so para perceberem o nivel de ambicao deste homem que sonha e renuncia cargo que nao tem. AMBICAO.

Anônimo disse...

A coisa mais facil e o Lutero responder e dizer se de facto acabou o curso. O facto e que ninguem viu o diploma tanto do Lutero como do Daviz. No CV que o Daviz apresentou na AR quando se candidatou a membro do Conselho de Estado em abril de 2010 diz na parte referente a formacao academica: Licenciado em Engenharia Civil ( parte escolar). Nao sei se o Castigo Guerra sabera dizer-nos que grau e esse. Ca entre nos: talves ate seja melhor eles nem abrirem a boca porque a verdade pode ser decepcionante para muitos simpatizantes. Quanto ao Barnabe Ncomo e verdade que ainda nao concluiu o curso mas nao vejo porque ocultarem aspectos tao naturais. O mal e andarem a usar titulos falsos. Quanto ao resto veremos o que a parte 2 nos traz.

Agostinho Lazaro disse...

Ismael Mussa, Quelhas e Colaço voces pensam que com esse comportamento terao algum protagonismo politico, pelo contrario voces vao continuar a ser academicos plasticos, os vossos diplomas nao tem conteudo nenhum, pois tao apenas a se comportarem como vampiros politicos, a segunda parte so vira vos colocar ainda patetas politicos, se pensam de que as vossas atitudes ira vos levar a algum lugar, entao estao enganados. Mussa se voce nao concorda com ideias do MDM entao se demita imediatamente do cargo que tens no Parlamento! se nao te demitires entao ficamos a saber de k es um cacador de dinheiro e ao servico da Freli e ao Colaco k o faca o mesmo, peça demissao nos pontos de vista da STV imediatamente... seus academicos ambiciosos.

Anônimo disse...

Penso que a estrategia de insultar pessoas nao vai ajudar a sanar a situacao prevalecente no MDM. O Quelhas formula alguns questionamentos interessantes que vale a pena serem investigados e respondidos para o bem da transparencia politica. O Daviz, Luero, Barnabe, Elias, Ussore, Mabunda ja deixaram de ser membros do PCN? A lei dos partidos politicos, em vigor, proibe a filiacao em mais de um partido ao mesmo tempo. O Lutero antes dee se candidatar pela lista do MDM deixou de ser membro do PCN? Caso eles continuem a ser, de facto, membros do PCN entao estao ilegalmente no parlamento e nas funcoes que exercem no partido e o Daviz candidatou-se ilegalmente a presidencia da Republica pelo MDM. E isso que e preciso esclarecer. Entendo as dificuldades em se esclarecer estas interrogacoes pois, atraves de um jornalista do Magazine Independente tive acesso ao ultimo registo do PCN o qual confirma a existencia destas ilegalidades todas, o que e extremamente grave. Agora sera que eles estao dispostos a se conformarem com a Lei e abandonarem o parlamento e as funcoes que exercem no partido? Quando o Daviz deixou de representar os ideiais da RENAMO por acaso abandonou o cargo de presidente do Municipio da Beira( que havia sido eleito como candidato da RENAMO)ou manteve-se ate ser reeleito como independente? Porque e que hoje insistem para o Colaco e Mussa demitirem-se das funcoes na STV e no Parlamento? Quanto a gestao transparente do Municipio da Beira soube que recentemente a Assembleia Municipal votou contra a Conta gerencia do Municipio. Que implicacoes tem isso no mandato do Daviz. Seria interessante investigar quem de facto esta ao servico do regime ou dee parte dele pois e estranho que com todas essas ilegalidades nada acontece as pessoas visadas. Portanto sem insultos deveriamos era reflectir de forma construtiva sobre os questionamentos levantados pelo Quelhas como contributo para a democracia.

Anônimo disse...

Gostei.
Cuitadinho do Quelhas. Primeiro por ter estudado e algumas vezes as suas custas. Recordo-me que fomos colegas no mestrado, no primeiro que se fez em Moçambique. O seu ministerio recusou pagar a bolsa. Ele pagou. Faz consultorias para diversa organizaçoes internacionais. Conhecido como competente na sua area de conhecimento. O Castigo e o Massada Gerra foram seus alunos na UEM. Ate hoje nao terminaram o curso. Vamos-lhes chamar doutor? Entao Neves Serrano vamos trata-lo por professor doutor. Discutam as ideias do Quelhas, ele ate pode estar errado. Asim eu poderia dizer com toda verdade que dois altos quadros do MDM a residirem na Beira form em missao de serviço a Gaza. Resultado da missao: engravidaram duas irmas por coincidencia altos quadros provinciais. Coube ao Partido enviar dinheiro para pagamento de abortos. Um deles teria feito o mesmo em Tete. Perguntem ao Castigo Guerra o que aconteceu com a senhora que foi dopada em Nampula por um destacado membro da Comissao Politica do MDM? Dopada para... Todos sabem no Partido.

Anônimo disse...

Os "Membros da Comissão Política" do MDM têm o habito de dopar senhoras para satisfazerem os seus desvarios sexuais? São estes indivíduos que querem governar um país complexo como Moçambique!

As quotas pagas por membros enganado de um Partido servem para financiar abortos?

A situação é mais grave do que eu pensava. Estamos perante casos de polícia. Os autores desses factos deveriam ser impedidos de se candidatar a cargos públicos.

Já agora, trata-se de todos os "Membros da Comissão Política" que se metem nestas sem vergonhices? Ou são só alguns?

Era importante que nós os eleitores soubéssemos para sabermos nos posicionar nos momentos decisivos. Enquanto não se disser quem são os membros da "Comissão Política" que dopam senhoras para satisfazerem seus desregrados apetites sexuais, por cautela, vou considerar que são todos eles.

O que Quelhas, Colaço e Mussa estão a fazer é um serviço público muito importante. Livram o país de uma fraude e de um simulacro de Partido. Chiçá!!!!

Viriato Tembe

Anônimo disse...

Oi Viriato.
Gostei da sua posiçao. Podes estar ate nao estar do meu lado. Melhor seria discutir o que o quelhas escreveu. O resto e cantiga ucraniana. Disseram que o Quelhas gosta muito de dinheiro. Quem nao gosta? O Presidente fala de que devemos ser ricos e gostar de nos proprios, auto-estima. Entao temos de estar neste caminho, sempre no sentido positivo. Tem culpas o Quelhas por ser dos preferidos em missoes arriscadas pela Uniao Europeia, Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento. Sao concursos internacionais que concorrem muita gente do mundo, incluindo ex-chefoes moçambicanos. Mesmo em consultorias lançadas aqui em Moçambique, o Quelhas ganha alguns. O conhecimento e a competencia como criterio de avaliaçao. Auto-estima.
Discutem as suas ideias, nem sempre estarao correctas. Esta a a maior liberdade que temos, de dizer o que pensamos e nao ofender os outros. O problema e que tudo o que ele escreveu e verdade. Digam o que nao e verdade.
Um abraço.

Anônimo disse...

Voces estao a fazer comentario, alguma vez viram esse Quelhas num envento do MDM? Nao sejam ignorantes...paute pela verdade.

Julio Mutisse disse...

Debate interessante corre aqui. HA revelacoes de bradar os ceus. Com essa dos abortos e do doping juro que nao contava. Mas enfim.

Voltemos a vaca fria; as ideias do Quelhas: que implicacoes tem a filiacao no PCN e, ao mesmo tempo, no MDM? O que faz dirigentes de topo de um partido (no caso PCN) secundarizarem no e criarem outro partido (no caso MDM) no qual assumem cargos de chefia? Que tipo de dirigentes sao estes? Devemos toma-los por serios mesmo?

Ando preocupado.

Anônimo disse...

Dopar mulheres com o fito de as abusar sexualmente! E isso feito por membros do comité político de um Partido! MDM, MDM...

Anônimo disse...

Quem nunca viu o Quelhas nos eventos do MDM, nao pertence ao MDM. nao conhece o Quelhas. Pergunta-se;
1- Quem escreveu os estatutos do MDM?
2- Quem escreveu o Manifesto Eleitoral do MDM?
3- Quem desenhou a Bandeira e o Simbolo do MDM?
4- Que pessoas com alguma credibilidade aproximaram-se das embaixadas, organizações internacionais para a apresentação do MDM e mesmo fazer os pedidos de apoios para o MDM?
e em que universidade e em que ano? Se pertence ao PCN, responda quando e por quem o Quelhas foi contactado em Portugal para se filiar ao PCN?
Por favor, queremos debates serios para apreendermos.
Um abraço.
PARECE QUE ESTA SEMANA SAI A PARTE 2, COMPRAR O SAVANA POR FAVOR.
Se me responderem estas questões, entao saberemos quem na verdade criou o MDM.
Os Castigos Guerras e Massadas Guerras nao estavam. Um deles diz que estudou com o Quelhas em Portugal. Em que Faculdade

Anônimo disse...

Caro Mutisse! Lembre-se que "os Cães ladram e a caravana passa". Quando o MDM surgiu muitas vozes como a tua disseram que o MDM não viveria mais de 3 meses, mas até hoje ainda não tiverão corajar de vir ao publico retratar-se, quer siguir o mesmo caminho? Deixe o Quelhas servir os seus patrões, se entrares na onda dele vais precisar de lupa para ver a tal crise e não vais encontrar, porque no MDM não há nenhuma crise motivada por "Escoria Política" como Dionisio Quelhas, Samuel Mandava e companhia. É só ver que desde que a conversa comecou é o mesmo grupo que vai fazendo esforco de provar teoricamente a Crise, é certo que nestas coisas padrinhos para tirar divindendos nuncam faltam. Agora sobre o assunto do PCN está cheio de falsidades e não cabe a mim trazer as provas, cabe sim senhor a quem quer subscrever o texto ir atras das verdadesantes de subscrever, sub pena de ver-se em maus lencoes por assinar por baixo de mentiras. Tenho dito, O Tempo é grande Mestre.

Anônimo disse...

Um dia as provas podem aparecer. Antonio e Massada Guerra(s) deve estar com muita inveja do Quelhas e os amigos terem estudado. Afinal, saber nao ocupa lugar. Completa o teu curso e entra na roda dos doutores, por favor! Mocambique e MDM precisam gente com competencia e não um grupo de familias para cavalgar as grandes maiorias. As maiorias oprimidas estam a acordar. Bassopa...

Anônimo disse...

O ÚLTIMO SUSPIRO DE UM ESPIÃO!
Acabei de sugirir o melhor título para a parte 2 a que Quelha considera momentos derradeiros da sua vida, e é verdade a julgar pela saúde dele. Devo dizer ao Quelha: "Escreva, Quelhas, escreva mais partes para ver se o seu patrão aumenta o bolo". É muita pena comprovar por esta via que durante este tempo todo tanto o PCN, como a RENAMO e finalmente nós no MDM convivemos com um espião. Eu não vou responder as suas perguntas porque não preciso de pegar dinheiro de sangue. Eu não temo os seus escritos porque tudo o que já escreveste até agora só prova o seu escrupulo. Mais uma vez, devo dizer que se Quelha pretende-se de facto algo posetivo no MDM não pautaria pelo presente caminho. Uma verdadeira máquina de marginalidade por encomenda. Nós vamos continuar a fazer o nosso trabalho pólitico, e o Quelha e sua companhia deve continuar a alimentar este debatem,alguem no final fará as contas por nós: Se foi a campanha de DESINFORMACAO contra o PARTIDO MDM e seus respectivos Dirigentes ou se fomos nós.
Castigo Guerra

Anônimo disse...

Quem são as maiorias oprimidas? Quelhas? Colaço? Ismael Mussa? Quem? Esse é o vosso problema pensar que tudo resumi-se nesses diplomazinhos que tem nas mãos! As maiorias oprimidas são aquelas que os vossos patrões não querem pagar salário minimo condigno, os vossos patrões andam a intimidar caso não façam parte do Partido ao qual voçes também estão ao SERVIÇO SECRETO. Felizmente eu tenho o curso por completo e não pela mentade, mas sei como me orgulhar por isso. Maioria Opromida é aquela que é vitima dos PCA´s que voço partido anda nomeiar de qualquer maneira. Não conseguem ver que estão sempre se contra dizendo; ora fazem-se de vitimas, ora fazem-se de Senhores da situação. Qual é o vosso principal papel, afinal? De tanto serem Senhores da Situação, digo, Verdadeiros Espiões não sabem como são passados os diplomas e Certificados na istituição que dizem ser grandes professores. Continuo e vou repitir sempre, até que me provem a vossa idoniedade, responsabilidade e boas intenções, que voces são espiões, que a vossa missão é belicista porque se assim não fosse saberia ter boas causas e onde lutar por elas. Mas lembrem-se que por tradição quando o vosso patrão se fartar da vossa pouca experiência na missão vai vos deitar no lixo, ali saberão a importância e como tratar do vossos diplomazinhos.
NB: Penso ter cumprido com o meu dever de vos ajudar a ser gente, se não enxergaram acredito que irá dever-se a delicadeza da missão e tal vez nem voces serão culpados, mas sim a vossa ganança...
Vou partir para outras frentes partilhar com os que tem boas causas, mas devo cofessar que continuarei me divertindo MUITO com o CV de Quelhas e companhia no Savana e em outros meios de comunicação.
Castigo Guerra

Julio Mutisse disse...

AO ANONIMO 1 (o que discute o papel do Quelhas no MDM) o que se pretende aqui eh mesmo isso buscar elementos que nos ajudem a perceber o que se esta a passar. Em algum momento por aqui temos conseguido. Espero que surjam mais sabedores do que eu sobre a genese do MDM e das peripecias PCNisticas para nos darem mais subsidios e, quem sabe, ajudarem o seu partido a melhorar.

Conta-se que mesmo a FRELIMO (frente) teve seus momentos dificeis como os teve a Frelimo (partido). Foi a unidade dos membros e uma orientacao clara do que se pretendia a cada momento que ajudou a ultrapassar essas fases dificeis. Muitos poderiam aprender e ha muitos escritos sobre o assunto.

AO ANONIMO 2 (o que me atribui vaticinios sobre o MDM) deixe me lembrar um comentario meu no blog do meu amigo Lazaro Bamo (siga este link http://kabamwine.blogspot.com/2009/03/revolucao-partir-de-chiveve-uma-utopia.html referente a um debate proposto por Lazaro Bamo no seu blog por altura do nascimento do MDM.) La nesse debate, como podera ler, eu disse: "Tenho igulamnet apelado a calma na abordagem ao MDM. Será a postura do MDM, após esta fase orgásmica que se seguiu à Assembleia Constituinte que nos dirá o que esperar efectivamente deste Movimento."

Conforme disse no post sobre a Oposicao politica em Mocambique ( siga este link http://ideiassubversivas.blogspot.com/2011/04/oposicao-politica-em-mocambique-mdm.html) , se olharmos as peripecias do MDM desde a sua constituicao (a tal fase orgásmica de que falava) facilmente nos aperceberemos de um percurso sinuoso apenas disfarcado pelos assentos parlamentares conseguidos.

Repito caro anonimo, apesar do meu torcer do nariz inicial, sempre guardei a esperanca de que poderia vir do MDM uma alternativa util ao sistema democratico nacional; a esperanca de que poderia nascer dali um interlocutor valido para a nossa democracia que, inclusive, poderia validamente discutir a nacao com a nacao maior que eh a Frelimo... infelizmente da fase orgasmica nasceu um saco de gatos onde, parece, todos se batem em busca de protagonismo atropelando tudo e alguma coisa, fazendo o que me parecia que criticavam etc.

Os meus escritos falam por mim caro Anonimo. No que digo e penso podes sempre buscar referencias mas, contextualize-as se faz favor. Quem esta a dar ma fiigura do MDM sao os seus proprios membros alguns com cargos de direccao.

Tenho dito.

Julio Mutisse disse...

AO ANONIMO 3 (o da inveja ao Quelhas por parte de alguns) prefiro nao ir por essa via e continuar a discutir as ideias do Quelhas. Quem ocupou um cargo tao relevante no PCN, de certeza, o que diz sobre aquele partido tera algum fundamento; quem "fundou" o MDM e se bateu por ele a dizer o que diz deve ter algum fundamento. Que venham as provas mas que eh de assumir que haja plausibilidade nao restem duvidas.

Ao Castigo Guerra,

Obrigado pela informacao de que este filme ainda esta a meio e tem uma fase 2. Vou ja ligar ao Manel para reservar um exemplar. Sobre o Quelhas ser ou nao espiao so o senhor podera explicar e dizer para quem ele expia e provar a necessidade que esse outro tem de expioes. Mas diga-se de passagem, a se-lo, o Quelhas eh um expiao de GRANDE NIVEL a julgar pela sua capacidade de comunicacao e a forma clara e objectiva como expoe as suas ideias. Sinal de que estamos em presenca de uma pessoa com alguma capacidade mesmo quando nao concordamos com ele.

Quanto aos diplomas o importante nao eh telos. O importante nao eh ter conhecimento, o importante eh usar esse conhecimento. Nisso, me parece, o Quelhas esta no bom caminho a julgar ate pelo ano que passou na Guine pago pelo BAD.

Um abraco.

Anônimo disse...

Esperava que os membros do MDM se pronunciassem sobre a conduta dos seus dirigentes máximos que usam subst6ancias entorpecentes para obter vantagens sexuais de senhoras. Acham isso digno de um político? Mais grave ainda, acham isso digno de dirigentes superiores de um Partido?

Se não abordarem estes casos, se continuarem a lidar com dirigentes com esses comportamentos, só posso dizer que tenho pena do vosso partido.

Achei também espantoso que esses dirigentes usem o dinheiro das vossas cotas (ou o dinheiro da ajuda dos vossos amigos do PArtidos Populares - direitistas - europeus) para financiarem abortos. Conhece-se, pelo menos, o caso das irmãs grávidas de Gaza, cujos abortos foram financiados com dinheiro dos cofres do MDM.

Calisto Getimane

Anônimo disse...

Mano Barnabe, digo Castigo ou Massada Guerra estas muito ausente do debate desde que foste a Nampula. Sera que nao tens acesso a internet ai? Estamos com saudades das tuas ideias. Abracos.

Anônimo disse...

Gostaria de entrar neste debate.

1. A ser verdade que houve engravidamentos e abortos, tais engravidados têm nomes e os infractores também. Penso que é preciso ter coragem para denunciar com evidencias e não andarmos a sujar outros seres humanos simplesmente porque a Internet permite-nos refugiarmo-nos no anonimato. É falta de escrupulos enveredar por ataques que têm, a primeira vista, como finalidade unica apenas sujar outrem. O mundo está cheio de chefes que andam com secretarias, presidentes que namoriscam mulheres de seus subordinados, etc. Não quero com isso justificar nada que tenha acontecido com alguem do MDM. Quero apenas dizer que fazer disso bandeira de combate aos adversarios é baixeza demais. Faz-me recordar aquela multidão a quem Jesus Cristo perguntou se ela (a multidão) era pura; e que atirasse a primeira pedra aquele que nunca pecou! Que Quelhas e seus defensores sejam Santos até não duvido, já os seus diplomas falam por si. São muito competentes.

2. Outra coisa muito importante neste debate tem a ver com os titulos academicos. Acho que se as pessoas têm a mania de chamar Doutor ou Engenheiro a todos aqueles que viram a entrar numa universidade para estudar, mesmo sem estes terem concluido com exito os cursos, o culpado não são essas pessoas a quem se chama Doutor ou Engenheiro. O culpado é a nossa maneira de ser e estar. É preciso provar se alguma vez essas pessoas a quem a sociedade chama doutor alguma vez eles proprios se intitularam de doutores ou engenheiro como os verdadeiros Doutores fazem. Não sei se o que se pretende é que essas pessoas andem todos os dias com a ponta da lingua afiada para desmentirem os titulos que outros lhes dão ou se é preciso conferencias de imprensa para informarem ao mundo que anda enganado, "eles não são doutores", portanto, "párem de me chamar de doutor, que o verdadeiro Doutor, senhor fulano de tal, não gosta disso!". Que culpa tem essa gente de terem nascido num mundo já, por si, maluco?

3. Afinal quantas pessoas no MDM aderem aos posicionamentos do Dr. Quelhas, Dr. Colaço e Dr. Ismael Mussa? Se o partido MDM está a ser mal gerido por David Simango e sua familia como se diz, e eles, os tres DOUTORES, são capazes de levar o barco a bom porto, porquê não exigir um Congresso para afastar aqueles que destroem o partido? Porquê não lutam por afastar a tal familia de forma democratica, e convencerem os restantes membros da pureza dos seus objectivos. É dificil isso para um mestrado ou doutorado? O que pode esse David Simango fazer contra a vontade da maioria no partido?

4.Não será porque os senhores Doutores aperceberam-se que meteram os pés pelas mãos que hoje tentam lavar a honra publicamente, sujando aqueles que demonstraram ser verdadeiros adversários daqueles que fizeram do país o que é hoje?

Penso que por hoje é tudo. Se as pessoas não querem ser chamadas de malandros ao serviço daqueles que combatem o MDM, deviam agir com prudencia e não criar condições que dão azo a que sejam rotulados de espioes. Podem se sujar elas mesmo. Tal como a sociedade chama doutor a tudo e todos pelo facto de os terem visto a espreitar numa universidade, a mesma sociedade costuma julgar como entende comportamentos desta natureza. No fim, as contas poderão sair erradas. Pessoas que deviam ter um fim honroso aos olhos da sociedade,poderão eternamente passar a ser tratadas como bandidos só porque não souberam ser cuidadosos nos seus actos. Não quero vaticinar isso para os DOUTORES Quelhas e outros, mas nada retira o meu pensamento: a atitude que estão tomando estes DOUTORES tem pouco a ver com uma pessoas devidamente formada em academia. Disso não tenho duvidas, e não preciso ser Doutor para acha-lo. Espero que ponderem antes de darem outros passos se querem manter o pouco que resta do seu prestigio, porque este povo não é maluco a ponto de não saber diferenciar fofoca mal intencionadas de boas intenções. O tempo poderá de facto ser mestre nesta confusão

Anônimo disse...

Um dia F. Allen afirmou que "o homem constroi o seu manicomio.Deixem que nele se instale". Os chamados academicos/ intelectuais que temos tambem não estão imunes dessa doença. Muitas vezes caminham alegremente para a auto-destruição muito convencidos da sua intelectualidade. Tem razão o anonimo quando diz que este povo não é maluco a ponto de não saber diferenciar fofoca mal intencionada de boa intençao. Ha pessoas que gostam de enforcar-se.

Julio Mutisse disse...

Jaa dizem as sagradas escrituras que nem todos aqueles que evocam o nome do senhor verao o reino dos ceus.

Eh provavel que nem todos aqueles que proclamam a democracia e a usam como bandeira sejam realmente democratas ou conhecam os principios da democracia.

E, meu caro PENULTIMO ANONIMO, quando um fato eh feito a medida eh dificil oferece-lo a outra pessoa; tudo o que se tem dito aqui faz me concordar MUITO com um amigo meu que diz que os partidos nao nascem a volta de ideiais comuns que as pessoas perfilhem; nascem a volta de pessoas. Acredito que todos estes "academicos" sabem disso; alias foram eles que deram o litro para a formacao do dito cujo Partido e, como tal, dificilmente pensariam em, DEMOCRATICAMENTE tirar o Daviz e os demais simangos porque o Partido foi constituido a volta destes e para estes, Que iriam fazer la o Quelhas, Mussa ou o Colaco? Existiria MDM sem Daviz? Leia-se o Quelhas e percebe-se que o MDM foi constituido para ser liderado pelo Daviz dai que, nao fazendo o Daviz o que era da expectativa de muitos, o melhor eh cair fora e por a boca no trombone.

Nao sei se eh a melhor via ou a mais certa... mas eh esta que estes estao a usar.

Anônimo disse...

O Quelhas finalmente publicou a parte 2 no savana desta semana. E interessante o editorial do savana desta semana com o titulo: MDM :um sonho adiado.

Anônimo disse...

Finalmente parece que já estao definitivamente definidos as datas. O tal de partido que se discute vai finalmente reunir-se la no norte.Veremos finalmente quem, de facto, é quem. Quem sairá vencedor na disputa: se o chamado "partido familia" ou o "partido dos lunaticos". Vamos ver o que arrasta cada partido.

Anônimo disse...

Tem razao este ultimo anonimo. Temos que ver "quem arrasta quem" no interior do MDM. Daviz Simango tem que provar que está com a maioria. Aqueles que lhe criticam têm tambem que esgrimir os seus pontos de vista e convencer os seus camaradas que são melhores que Daviz. É assim a politica. O resultado dessa desputa, em termos numericos de aderencia as ideias deste ou daquele, é que será a verdadeira sentença. O resto é falação barata. Vamos ver a dimensão dos homens a partir dessa reunião. Pago para assistir o desfecho. Que não se venha com historias de manobras, porque todos estão nas mesmas condições, isto é, desarmados!Ninguem tem armas para ameaçar outro como acontecia no tempo em que estavamos na luta de libertação nacional. Todos estão armados com a boca para convencer e vender as suas ideias.

Anônimo disse...

Depois de ler o artigo do Quelhas em que tudo e familia e vassalagem achas que existe quem contraria o regulo no partido? Quando no partido tem emprego e nao vivem das migalhas do chefe no municipio ou nas remessas ocasionais do chefe? quem nao e familia? Ja leste a Entrevista do Carrelo hoje no autarca? Lembraste do que o Edwin disse hoje no encontro desta manha? Este partido ja esta marribundo. Tenham bom proveito e reproduzam exactamente o que o chefao mandou dizer atraves das brigadas enviadas ao longo do pais durante os ultimos 45 dias. Facam exactamente o que o chefe disse na Munhava: pedia desculpas por ter trazido intelectuais ao partido e deviamos ponderar a expulsao dos malandros. O Carvalho foi muito claro na entrevista que concedeu a STV: A questao do Mussa e seus amigos nao e prioridade e nem faz parte da agenda da reuniao de Pemba. Tenham bom proveito.

Agostinho Lazaro disse...

Quelhas é um politico demente que quer subsair na politica.. pensa que se faz politica defamando outros. DAVIZ INTELIGENTE, nao respondeu a provocação,agora ja se ve k Quelhas, Ismael e Colaço estao arrependidos.

Anônimo disse...

Não concordo com o que o ultimo anonimo diz. Se existe um ideal a defender da parte de Quelhas, Ismail Mussa e outros, eles tem que fazer vale-lo. Devem lutar por convencer os outros de que estão certos. Tudo isso dentro do partido. Isso de "tenham um bom proveito" não leva a nada. Cheira a derrota e conformismo. Será que não estão encontrando apoio dentro do partido? Quando é assim é preferivel ficar calado de vez, e deixar os que sabem lutar continuarem a lutar pelos seus ideais. Savimbi disse: "na vida ha coisas que não se definem -sentem-se". Os anti-familia Simango no MDM devem saber fazer sentir aos outros que Daviz e sua familia não prestam, isto é, somente eles (os anti-simangos) é que são boas pessoas, capazes de dirigir o partido sem nepotismos e amiguismos. Estou a ficar baralhado: Mesmo sendo "mau gestor" Simango conseguiu mais um premio de boa governação na Beira e foi recebido na autarquia, mais uma vez, como um heroi.

Anônimo disse...

Para o último anónimo, que me parece ser um dos Guerras IMassada e Casico e Barnabé).
Toda a gebte sabe que os prémios que o Daviz recebe são negociados, por um zambeziano a trabalhar no município da Beira, bolseiro do município no curso de direito. Como sabe, de direito nada pesca. cOMO É POSSÍVEM GANHAR ESTE PRÉMIO TODOS OS ANOS? eM mOÇAMBIQUE SOMENTE EXISTE UMA AUTARQUIA. vEJAMOS:

1. Há 3 semanas a Assembleia da Republica discutiu a Conta Geral do Estado. Somente os Municipios da BEIRA, nILANGE E mUEDA NAO APRESENTARAM AS CONTA. nO RELATÓRIO ESTÁ 0000000.
2. hÁ 4 SEMANAS a assembleia municipal da Beira chumbou a Conta Gerencia do Município da Beira por várias irregularidades.
3. Na segunda feira do famoso prémio do DAVIZ, o jornal Notícias publicou os 5 municípios bem geridos de Moçambique. Recordo-me que Chimoio está nesta lista. Parabens.
Conclusão
O Premio tem custado muito dinheiro dos munícipes da Beira. Aliás as estimativas publicadas pelo jornal autáquica da Beira rondam os 40.000 US.
Circulam informações na ÁfRICA DO sUL QUE A DITA EMPRESA DE PRÉMIOS DO dAVIZ ESTÁ A SER INVESTIGADA.
Porque o Daviz não recebe Honorias Causa de uma univerisdade credível?
Porque é que somente uma empresa sulafricana é que dá o prémio ao Daviz. Eles não vivem cá, nem conhecem os municípiox de Moçambique. Por favor não nos façam de cegos. E, os jornais moçambicanos por saberem da jogada, não deram o merecido destaque, tirando o subsidiado Zambeze. Quero ter muitos dólares.

Agostinho Lazaro disse...

O autarca é um jornal de palhaços k para vender procura defamar pessoas...
Nao é assembleia municipal que chumbou o relatorio., mas sim a Freli poi a remano votou a favor com argumentos crediveis.
A freli esta a todo custo minimizar o trabalho do Eng Daviz, disso nos todos sabemos, quanto ao premio nao a duvidas k Daviz mereceu e merece, so para ver k quantos municipios de Moz em tao pouco tempo dao ambulancias aos centros de saude,a cidade é a mais limpa ainda com muitos meios de trabalho, é autosustentavel, so para ver que o Fundo de compensacao autarquica chega muito tarde ao municipio para tentar sabotar o trabalho, mas a equipe do municipio ja percebeu o esquema da Frel.
PS. Srs Daviz é Grande homem e corajoso, primeiro nao é arrogante, toma decisao depois de ouvir o povo, segundo tem governaçao transparente, terceiro tem uma equipe bem forte de trabalho, quarto nao chora como os outros, com recursos escassos ele gere bem. Quanto a conta isso é um falso problema criado pela Freli propositadamente em nao aprovar a conta sem argumento tecnico.

Anônimo disse...

Com que entao, o membro da Comissao Politica do MDM que dopou uma militante do partido, ano passado em Nacala, foi indicado SG do partido? A quantas chegamos?

Anônimo disse...

Dominique Strauss Kahan é o novo secretário geral do MDM. Bonito, depois de dopar uma senhora em Nacala, o Daviz deu-lhe um prémio.
Onde está a ética, a moral nos partidos politicos? Anos atrás o mesmo Boa Vida foi muito comentado por causa daquela agressão no quarto da pensão onde estava hospedado. Recordam-se.
Parabens DOMINIQUE STRAUSS KAHAN.

Anônimo disse...

oo Quelhas perdes tanto tempo a escrever as barbaridades. o tempo que perdes serveria lhe muito se ocupasses tratando da tua saude que nao e das melhores. abandona politica ja nao da para ti a tua saude nao favoresse , cuida dela e do teu Matadoro na matola.

Anônimo disse...

oo Quelhas perdes tanto tempo a escrever as barbaridades. o tempo que perdes serveria lhe muito se ocupasses tratando da tua saude que nao e das melhores. abandona politica ja nao da para ti a tua saude nao favoresse , cuida dela e do teu Matadoro na matola.