quarta-feira, 23 de julho de 2008

Licenciamento vs Inspecção

Parece uma sina. Mas volta e meia sempre volto a este tema. Hoje, são os autocarros de transporte de alunos e os "jogos" via SMS, rifa RM, show de talentos, Fama incluídos.

Os mini buses que pululam pela cidade ostentando a facha "transporte de alunos" são licenciados por que entidade?

Quem os controla? Quem afere das condições em que as crianças são transportadas, as condições do veículo etc?

Que critérios usam os pais para contratar estes transportadores?

Os jogos via SMS's publicitados na TV. Qual é o papel da inspecção geral de jogos nos diversos concursos, rifas, jogos anunciados via TV´s e jornais etc? Que garantias de fidelidade poderá ter o cidadão comum de que participa num jogo sério em que, efectivamente, será premiado por ser, verdadeiramente, quem mais SMS's ganhou? Como se afere que os vencedores dos concursos televisivos são, verdadeiramente, os que mais votos recebem?

Em suma, a inspecção geral de jogos (muito activa na época do Moçambique dá Sorte)tem algum papel nestas coisas?

São inquietações.

3 comentários:

Jorge Saiete disse...

Aló Muthisse,

A questão dos SMS é deveras preocupante e triste quando se sabe que muitos dos que participam nos tais jogos são adolescentes e adultos dstraidos. Para mim, custa acreditar que ainda existe a tal Inspenção geral de Jogos. senão devia ter intervido a muito, sobretudo, quando fomos violentados pelo Tapinha.

Júlio Mutisse disse...

Jorge,

Eu tenho interesse em aprofundar MAIS esta situação da actuação da inspecção geral de jogos. Convido outros a fazem-lo. Quem sabe, não encontremos lacunas na regulamentação sobre a área.

Quanto aos carros de transporte de alunos, ao que sei de outros cantos, são licenciados e com uma série de exigências vista a particularidade de passageiros transportados.

Aqui é normal ver um desses carros transportando crianças de 3/4/5 anos só com o motorista... sem mais ninguém a acompanhar, o que me faz supor que basta ter uma Mini bus de 15 lugares que o negócio pode começar. Alias, com a renitência dos Conselhos Municipais e do Ministério do Transporte e Comunicações em licenciar estes carros para os semi-colectivos, os proprietários viraram para o negócio de transporte de alunos.

Magus DeLirio disse...

E assim vai a nossa terra. Aqui as coisas sao feitas a toa. Os inspectores das rotas do chapa, por exemplo, existem e fazem muito bem o seu trabalho mas so para os desconhecidos e tambem pra os que nao pagam vinte paus para encurtar a rota.

A proposito: Nasci em Manjacaze!
Mas sou de Bilene, ka Macia.