Va makwero, é incrível o que uma simples mudança de nome pode fazer.
É mesmo isso gente, o notícias de hoje dia 27 de Agosto de 2008, refere que "a intervenção dos bombeiros nos diferentes incidentes que abalam a sociedade poderá melhorar e corresponder às expectativas da sociedade." Boa notícia. Mas tudo isso, segundo ainda o notícias, é "na sequência da transformação do Serviço Nacional de Bombeiros em Serviço Nacional de Salvação Pública (SNSP)."
É isso mesmo meus irmãos da pérola do índico. Não tirei esta ideia de um sítio qualquer; tirei-a de um diário de referência, do diário de maior circulação no país.
É isso boa gente. Transformamos o serviço nacional de bombeiros em qualquer outra coisa e melhoramos a intervenção dos bombeiros. Tão simples, tão eficaz.
Pena é que tenham descoberto essa solução tão tardiamente. Se tivesse sido há mais tempo, quem sabe, a parte completamente ardida do MINAG não tivesse sobrevivido?!!!!
Foi necessário convocar uma I Reunião Nacional do Serviço Nacional de Bombeiros, juntar comandantes provinciais e técnicos ligados a estes serviços, isto, claro, para além de reiterar que paises como Portugal vão colaborar com a magia já que "possuem experiência neste tipo de matéria." Experiência em quê? Na mudança de nome ou na eficácia, abrangência, e elevada cobertura dos serviços de bombeiros?
Fiquei a saber através do Notícias que à mudança de nome, segue-se a "projectada unidade evolutiva para a província de Gaza, havendo ainda intenções de abranger as cidades da Matola e Tete."
Recordou-me o Notícias que só as províncias do Maputo, Sofala, Manica, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado são as que têm montadas equipas de bombeiros. Mas não me disse da sua operacionalidade nem do nível de cobertura dos seus serviços. Mas não é fácil adivinhar que se em Maputo o serviço é deficitário, noutros pontos seja ainda pior.
É que se me dissessem mais sobre investimentos em meios humanos, materiais, circulantes etc, se calhar mudasse de ideias e acreditasse que não é magia e que, de facto, "A INTERVENÇÃO dos bombeiros nos diferentes incidentes que abalam a sociedade poderá melhorar e corresponder às expectativas da sociedade, na sequência da transformação do Serviço Nacional de Bombeiros em Serviço Nacional de Salvação Pública (SNSP)." como diz o Notícias de hoje.
Mas disso nada falou.
4 comentários:
Júlio, não gostaria de mudar de nome para Bill Gates? já imaginas o que passarias a ser?
olha, eu acho que um dia temos que parar e olhar para os frutos das centenas de reuniões nacionais que realizamos, para alem do impacto orçamental claro. Abraço
o meu país está cheio de soluções. O problema é que gasta-se muito dinheiro com reuniões cujo fim único é enunciar essas soluções. Quando chega a vez de as pôr em prática... a mola já acabou. Foi tourada na reunião, com as passagens e as ajudas de custo dos que vem de longe.
Párem de brincar connosco. Ao menos que nos dissessem (como foi dito no caso dos TPM) o que é que é necessário para pôr os bombeiros operacionais.
Infelizmente a montanha voltou a parir um ratinho.
Pode ser que nessa reunião tenham saído decisões importantes e, infelizmente, mal trazidas a público pelo notícias ou pelo portavoz do encontro.
Não quero acreditar que como conclusão do encontro tenha apenas saído a ideia de mudar de nome como possibilidade real para mudança de desempenho dos bombeiros.
Quero acreditar que foram analisados estudos (ou se recomendado um), que se tenham avaliado recursos disponíveis e necessários, que se tenham avaliado dificuldades e formas de as vencer, que se tenham analisado parcerias existentes e formas de atrair mais parceiros e, acima de tudo, que se tenha definido um plano de tornar o serviço de bombeiros num serviço prioritário e fundamental para o país.
Juro vos, não quero acreditar que só se tenham ficado pelo que o notícias disse! Deve haver mais que não se tenha dito.
Mutisse
Ilustre, o enterro do dr David Aloni será no dia3/9/08. As 13.30H velório na sala nobre do Municipio de maputo, às 15:30h enterro no cemitério de Lhanguene.
Postar um comentário