quinta-feira, 29 de abril de 2010

Se a Grécia Fosse um País Africano?

A Grécia está em crise.A Europa está preocupada. Multiplicam-se apoios detodos os quadrantes. Há que salvar os pobres gregos.
Só ainda não ouvi falar de uma palavra recorrente quando as crises cíclicas se abatem sobre nós.
Já li sobre professias de se Obama fosse africano. E se a Grécia fosse um país africano? O que diríamos da crise? Que nomes chamariamos aos seus dirigentes? Que razões apontaríamos para a crise?
Vamos lá adivinhar. Ou não é preciso?

5 comentários:

Gil Cambule disse...

Caro Muthisse,
Assim à partida, sou tentado a dizerque se a Grécia fosse um país africano, a preocupação da Europa não seria a mesma, que o pacote de apoio financeiro chegaria imbuido de exigências que atacariam a soberania do Estado, que os dirigentes seriam chamados delapidadores e maus governates.
Mas, não me parece que as tuas questões devam ser respondidas de modo tão simplista,pelos seguintes motivos:A Grécia é membro da União Europeia e pertence à chamada «Zona Euro». Pelo que entendo que a preocupação de ajuda imediata a este país não tem motivos propriamente filantrópicos. Os restantes Estados da UE e da Zona Euro sabem muito bem que uma falência da Grécia pode originar reacções em cadeia capazes de afectar toda a Região.
Só espero que a nossa UA chegue um dia a estes níveis de solidez interna.

Jorge Saiete disse...

Alguem financiaria mercenarios para organizarem um golpe de Estado e a seguir, iria exigir eleições que seriam ganhas por uns fantoches finaciados pela metropole. O perdedor recusaria reconhecer a derrota e ai teriamos derramamento de sangue que culminaria com conversações e no fim um GUN.E se o GUN não funcionasse, o culpado "aos olhos do papá Noel" teria seus bens congelados, proibido de pisar no paraiso sob pena de ser preso e entregue TPI ou então teria o seu nome inscrito na lista negra do grande imperio. Em suma, esse país estava condenado. Simples

Anônimo disse...

Acabei de ver algo que me revoltou imenso. Policia Moçambicana - PRM a disparar tiros para o ar em plena Av. Eduardo Mondlane em Maputo junto ao colégio arco íris, com dezenas de carro perto e muitos jovens concentrados nas ruas. Um acto de irresponsabilidade, estupidez que merece a nossa indignação, revolta e condenação. é moçambique no seu dia a dia.

Anônimo disse...

qual foi o motivo dos disparos? ou os policias acordaram comvontade de disparar

Júlio Mutisse disse...

Ilustres, andei sumido mas eis me aqui.

Na verdade Africa passa por suas crises, seus desafios, como todos os continentes tem as suas. O meu problema fundamental eh quando essas crises, aqui, tem explicacao diferente.

Eh por isso que concordo com o Saiete; nao ha crise mundial que seria interpretada como tal em Africa... terra de corruptos salvo rarissimas excepcoes.