terça-feira, 18 de maio de 2010

Eu Estou Apaixonado

Eu estou apaixonado, essa paixao é tão grande… Não havia outra forma de começar esta postagem que aparece, quase, um mês depois da última. Também não havia como fazer esta postagem surgir mais cedo do que surge.

Cá estamos: 2 anos depois do Xiguiane que oficializou a “entrega” da filha dos Mondlanes aos Mutisses, um mês depois que assumi um novo desafio e um mês depois da última postagem.

Estou apaixonado pela minha mulher. Não hajam dúvidas. Também sabendo o quão ariscado é andar fora não há outro meio se não renovar os laços a medida que o tempo passa. Próximo dia 18 de Maio serão 3 anos e assim sucessivamente.

A minha mulher é fantástica, deu me a Uly e a Lethícia, ajuda-me a manter o equilíbrio e a serenidade que me pode a ajudar a ser um bom pai (tento sempre ser) e um bom profissional onde quer que esteja.

Estou apaixonado pelo meu trabalho. Estou apaixonado pelos desafios que a Matola me apresenta. Estou apaixonado pela vontade e desejo de ver as coisas melhor do que as encontrei quando cá cheguei. Vontade de ter a Administração Municipal moderna quando de cá sair. Apaixonado pela vontade de contribuir, com meu saber, para o almejado Desenvolvimento Municipal da Matola que me acolhe e quer usufruir do meu trabalho e esforço; esforço que jurei dedicar. Só posso estar apaixonado.

A Matola é um desafio especial. Os problemas da Matola, conhecidos e desconhecidos, não podem ser dissociados dos problemas gerais deste país que luta por fazer a viragem e ser próspero. Não são problemas impossíveis de vencer. Como os problemas da Nação, requerem empenho, dedicação, entrega e muito saber. A equipa em funções procura dar isso. Foi do saber dos servidores municipais que nasceu o Plano de Estrutura Urbana recentemente aprovado que vai ser um instrumento de MUITO valor na gestão do solo urbano. Foi do saber dos que cá estavam e estão que nasceram muitas soluções aprovadas e por aprovar que constituirão uma mais valia para todos. Esse é o caminho,: conhecer os problemas para gerar soluções... um trabalho excitante e apaixonante.

Estou apaixonado pelas coisas que jurei abraçar para a minha satisfação: a minha mulher, meu trabalho, este blog e os meus amigos que me visitam aqui, em casa e me procuram naquele bar para uma cerveja nos momentos de laser.

Este blog é minha paixão. É assim que vejo este blog. Como diz Mapengo definindo paixão para ele aqui este blog é um momento da paixão “é a fase sofridamente bonita. O dizer organizadas frases bonitas mesmo sem sentido; compreender o silêncio da noite; apreciar o brilho prateado da lua; sentir o gostoso aroma das flores; sorrir das parvoíces da sua companheira e rezar para que o tempo não se esgote.” Hehehehe é isso. Ou quase isso. Os debates apaixonantes sofridamente bonitos; o desejo que não se esgotem etc.

Por tudo isso estou apaixonado. Sei que Mapengo vai me trucidar. É que ele tem dificuldades, de olhar para paixão como algo lúcido. Paixão tem sempre tendência a levar aos extremismos diz ele. É possível.

Não acho as paixões más. São até boas. São elas que fundam o amor. São a base em que assenta o amor (não acredito em amor à primeira vista) logo, a paixão é "criança", o amor é adulto... maduro e sereno. É na paixão que nos afirmamos, que corremos os riscos muitas vezes incalculados, que nos martirizamos inclusive. A paixão é necessária. Como o medo que nos ensina a moderar, a conhecer limites...

9 comentários:

Egidio Vaz disse...

se o objectivo é trilhar pelos caminhos da literatura, está de parabéns. mas se atrás deste texto esconde algo, um acordo com o silêncio e complacência, então prepare-te, que estaremos nós doutro lado a fazer-te a cama. abraços e estás de parabéns noutras funções que assume.
no lar sei que nada tens a reclamar.

Júlio Mutisse disse...

Hehehe Literatura eu? Deixo isso ao Mapengo e outros.

Nao escondo nada meu caro. Esta tudo la... sou um apaixonado inclusive pela amizade que me liga a si e que comecou mesmo aqui. Logo nao deixo espaco para que me facas a cama. Hehehehehe.

Chauque disse...

lindo fantástico, muita força e afrete é o caminho,força

Ximbitane disse...

O amor é lindo! Ademais, andar fora, é maningue arriscado Vive intensamente essas tuas paixões

Anônimo disse...

Ola,

Nao sei porque nem tudo eu leio ate ao fim, enfim, ha vezes que os titulos e os primeiros paragrafos dizem me que tenho que voltar numa outra altura para ler com mais vagar.

Alguem me explica o meu problema?

Anônimo disse...

Noa no comment anterior

aminhavozz disse...

Fumaste o que, bem mesmo?

amosse macamo disse...

Zenaida, quem fumou;o Noa ou o Julio?

aminhavozz disse...

ah...as "avarias" do Noa ja estou habituada... Agora...o Julio...