terça-feira, 28 de setembro de 2010

Quando Obama Elogia Moçambique

É público que Barack Obama elogiou Moçambique e outros países afirmando que "É a força que transformou a Coréia do Sul a partir de um beneficiário do auxílio de um doador de ajuda. É a força que tem elevados padrões de vida do Brasil para a Índia. E é a força que permitiu a países emergentes Africanos como a Etiópia, Malawi e Moçambique desafiar as chances e fazer um progresso real no sentido de alcançar os Objectivos do Milénio, assim como alguns de seus vizinhos - como a Cote d'Ivoire - tenham ficado para trás. "

É bom lembrar que, há poucos meses, o representante dos EUA em Moçambique era o tocador do tambor barulhento no “motim” provocado pelos nossos “parceiros” estratégicos que, segundo alguns peritos no assunto, ajudou a potenciar ou está entre as causas da crise que vivemos de momento.

Mas o que é que significa este elogio? O que é que de facto encerra? Para além dos esforços que tem sido empreendidos, não desde Janeiro de 2010 mas já a algum tempo, haverá alguma coisa mais que “precipite” tamanho elogio por exemplo: o desenvolvimento dos trabalhos no Vale do Rovuma ou a pujança com que a China se envolve com África e Moçambique em particular?

Apesar destas dúvidas quanto a motivação de um discurso deste género 9 meses depois de, o mesmo país, ter sido severo nas suas críticas ao país, não tenho dúvidas de que há trabalho que tem sido feito internamente para erradicar a pobreza. Não tenho dúvidas de que, de alguma forma esse trabalho se reflecte na vida das pessoas. Não tenho dúvidas de que continuamos longe de poder tirar o pé do acelerador e relaxar na longa “marcha” pelo bem estar dos moçambicanos.

Aliás, mesmo o Presidente da República está ciente de que há muito que fazer. Reagindo aos elogios, AEG disse que essas declarações “mostram claramente que o país está a avançar rapidamente”, apesar dos problemas existentes e que são típicos do processo de desenvolvimento. Isto é, o PR tem noção de que há ainda problemas a ultrapassar.

Segundo o Presidente moçambicano, as declarações de Barack Obama mostram que os Estados Unidos da América (EUA) têm estado a acompanhar esses progressos.

Seja qual for o móbil, é um elogio vindo de um dos nossos parceiros que foi crítico ao país no início do ano. Seja como for, custa me constatar a ausência das vozes e canais que, internamente, são contestatárias da realidade referenciada pelo Presidente Obama. Estranho o silêncio daqueles que, permanentemente, preferem passar a ideia de que, o Governo moçambicano falta à verdade, quando diz que as suas políticas de combate e erradicação da pobreza estão a surtir efeitos desejáveis.

Pode ser que os consiga trazer aqui. Espero por eles todos: Reflectindo, Machado, Couto, Langa, Mabunda e outros que não os vi tão activos como seria se Obama tivesse dito o contrário do que disse.

33 comentários:

V. Dias disse...

Mutisse,

Quem deve elogiar Moçambique não são os hóspedes, como é o caso de Obama, mas sim o povo moçambicano. Pergunta o povo se está satisfeito com o senhor Guebueza? O povo há menos de 30 dias mandou fora o presidente.

Há coisas estranhas aí, no pronunciamento de Obama, a mudança radical de posição deixa transparecer algo que não precisa ter cérebro para desconfiar...

E mais uma vez o historiador e professor José Hermano Saraiva tinha razão: "a política não é mais doi que um estrabismo político e trabalho de secretaria".

V. Dias disse...

..."A política não é mais do que um trabalho de secretaria e estrabismo político." disse José Hermano Saraiva.

Faltou, acrescentar, no comentário, claro, o habitual Zicomo.

Já agora, Zicomo.

PS: Já que o deus Obama disse que Moçambique é um exemplo o que vamos assistir é que o governo vai retomar as macacadas que fazia antes das manifestações. O ilustre Matusse onde é que estava no dia das manifestações? Não se fez à rua para pedir contenção aos manifestantes?

Julio Mutisse disse...

Viriato,

O engracado eh que quando, ao contrario do que fez agora, Obama ou outro ocidentalzinho qualquer critica Mocambique, fazem se manchetes nos jornais, as paginas de opiniao e outras similares enchem-se de opinioes a secundarem essas coisas.

Agora que eh elogio vem V. Excia dizer que "Quem deve elogiar Moçambique não são os hóspedes, como é o caso de Obama, mas sim o povo moçambicano", num exercicio de que o elogio nao eh para levar em conta, quando levam em conta qualquer relatoriozinho encomendado pelos mesmos que diga qualquer coisita contra.

Sejam coerentes.

Ja agora no dia 1 estava em Nampula a trabalhar em prol da minha nova causa: a Matola. Regressei nesse mesmo dia no voo das 23... nao me meti na estrada a caminho de casa nesse dia... fi-lo dia seguinte.

Voltando ao assunto, pouco me interessa o elogio de Obama, importante eh constatar que, no meu pais, com as dificuldades conhecidas por todos (ate aqueles que pensam que deviamos ter uma capacidade de realizacao igual a dos EUA com um orcamento 1000 vezes maior que o nosso), ha realizacoes com beneficios claros e directos para as comunidades: as estradas que vao sendo edificadas, as pontes, a electrificacao rural, os beneficios dos 7 milhoes (apesar de muitos revezes reportados como sejam os casos de nao devolucao mesmo quando se alcanca o cilclo produtivo do dinheiro) etc...

Julio Mutisse disse...

"Pergunta o povo se está satisfeito com o senhor Guebueza? O povo há menos de 30 dias mandou fora o presidente."

EM que circunstancia se deu tal facto? Afinal o povo nao se manifestou contra o elevado custo de vida? Afinal, como apregoam muitos de voces, as medidas que o Governo tomou para mitigar os efeitos nao vizavam "calar" os manifestantes que reclamavam a subida dessas coisas?

Trazes me uma grande novidade...

V. Dias disse...

O dente me incomoda pelo que voltarei ao assunto numa próxima oportunidade.

Zicomo

PS: Esteve em Nampula onde eu estive e trabalhei. Se andou de carro por alguns distritos como Moma, Angoche, Ribaue deve ter constantado sem dúvida que o seu governo anda a brincar com coisas de Estado. Em algumas zonas desses distritos está tal e qual Deus fez. E depois fala-me de progresso. Mutisse meu caro não me venha com labias. Já o elegoio de Obama é bom, desde que os erros que ele apontou no passado sejam cumpridos. Acontente, porém, que as manifestações não chegaram aos ouvidos de Obama, suponho.

V. Dias disse...

"elegoio " lê-se ...elogio de Obama....

Para haver o tal elevado custo de vida é porque o pastor Guebuza o permitiu, ou não caro Mutisse?

Afinal ele (Guebuza) não sabe o que acontece com o seu rebanho? Não me venha dizer que a culpa não é dele (Guebuza). De quem será?

Sabe amigo Mutisse, esta Frelimo que você anda a defender e a fazer dela correia para que os infelizes de um só olho acreditem nela, matou e destruiu este país.

É tempo de deixar o poder e irem cuidar dos netos. Já basta os anos que andam a frente deste país. Isto não ajuda muito para a tão propalada democracia que dizem defender.

Vamos lá ver se a tua geração (dentro dos camaradas) consiga fazer algo por este país. Não acredito muito, pois já partem com ideias formatadas, embora o Mutisse seja um caso à parte.

Só mesmo para terminar (antes de me ir deitar) em que medida o Mutisse vê que o país cresceu? Pode me dizer qual dos ramos, fora da corrupçâo, em que estamos BEM?

Em Nampula não andou de helicóptero, por acaso viu o pasto seco em verde, como está acostumado a ver o vosso papã Guebuza? Devia ter ido aos distritos mais longíquos para ver que está tudo na mesma. Tudo virado como ele mesmo prometeu.

Algumas pessoas dizem-me que Tete está a crescer. Tete é a terra onde nasci. Dizem Tete mas referem-se a cidade de Tete. Porque a província está de tanga. Há bolsas de FOMES. Exporta tanta cabra para o país e ao mundo, mas a população não toma leite. Nem come quiejo. O desemprego acabou com os jovens do meu tempo. Chamam a isso de crescimento?

Da próxima ao invés de voltar às 23h e de voo, Boing, não é? aconselho-lhe a regressar de carro e de preferência de camião, como eu tanta vezes fiz, preterindo o pássaro gigante, o avião.

Termino e até breve.

Zicomo

Nelson disse...

Eu acho que "incoerentes" somos todos cada um de sua vez de acordo com a conveniência. Vem uma agência norte americana denunciar uma violação seja lá da policia ou sei lá, "arrepiam os cabelos" de alguns, enquanto outros vão cantando a música "a nossa soberania" e blá bla. Eu sei lá. No acusam de traficantes de droga e todo mundo se põe em pé, nos elogiam também nos pomos de pé ou não entendo mais nada.

Julio Mutisse disse...

Viriato,

Eu gostaria de nao voltar as manifestacoes. As razoes delas ja foram debatidas ate a exaustao, ate analistas "crediveis" do ponto de vista de certa casta de mocambicanos ja deram o seu papel (para um deles, como pra todos os fenomenos sociais em Mocambique - do presente e do futuro- a razao eh a ausencia do Estado hehehehe). Basta.

Tambem nao volto la porque tenho a certeza de que, por mais esmero que emprestasse ao meu argumento, nunca veria mais do que defesa da Frelimo a qual, na sua optica, eh sempre culpada de tudo. Tomara que nao a culpes da gripe que me apoquenta...

Sobre Nampula, nao passei da cidade, infelizmente. De qualquer forma, espero que os pastos ressequidos nao sejam culpa do AEG... espero que a seca que assola meus familiares em Manjacaze, tambem, nao seja culpa desse homem ou de qualquer outro nao so por ser da Frelimo como por nao depender de qualquer homem fazer chuver ou parar a chuva quando eh demais como acontece muitas vezes em Mocambique.

Nao conheco Moma, se chegou la, V. Excia que eh avesso a helicopteros, ha de ser por haver estrada, estradas que continuam a ser construidas por este pais fora beneficiando muitos mocambicanos que, com as vias de acesso, tem varias possibilidades abertas incluindo escoar a producao ou aceder a determinados pontos onde se possam abastecer de produtos diversos.

A ponte sobre o Zambeze nao foi construida por extra terrestres... foi construida com base em auxilio externo sim, mas auxilio que vem porque ha gente que acredita nos que dirigem este pais e na importancia de dotar o pais de infra-estruturas como aquelas para desenvolver o pais.

Quantos empregos se abriram em Tete com base nos investimentos em curso por la? Que beneficios trarao para as gentes de diferentes pontos do pais e da provincia de Tete que confluem para la?

Que beneficios acha que terao os projectos em curso de Infra-estruturas como barragens, pontes e outras que estao sendo levadas a cabo um pouco por todo o pais? Que beneficios socias, economicos achas que darao?

Ainda nao estamos bem ilustre Viriato, mas caminhamos para la. A estrada que liga Manjacaze a EN1 (Chongoene) ja eh transitavel quase a todo o ano. Passo la muitas vezes... eh sinal de que ha trabalho fora das vias principais. Ainda nao estou satisfeito porque chegar aos distritos mais a Norte de Gaza minha provincia continua sendo um martirio e precisamos de melhorar as vias.

Feio eh, apesar das dificuldades e do muito que ainda ha a fazer, fingir que nada se faz. Faz se sim.

Julio Mutisse disse...

Nelson,

o Viriato disse: "Quem deve elogiar Moçambique não são os hóspedes, como é o caso de Obama, mas sim o povo moçambicano." Eu acrescento, em circunstancias iguais, a critica que tem que relevar mais eh a que nos mocambicanos fazemos de nos mesmos e da forma como dirigimos o pais.

Venho me batendo por isso ha muito. Acho que nos cruzamos em debates onde o cavalo de batalha era o relatorio de uma qualquer agencia ocidental, ou Departamento do Estado Americano ou ainda qualquer outro Governo. Sempre fui apologista de que aqueles relatorios, muitas vezes feitos com bases erradas (como um que criticava o nosso sistema Comercial citando o codigo ja revogado com a entrada do actual C. Comercial em 2005) e pelo facto de nos apegarmos em demasia as criticas que vem de fora. Mozie em independente e tem a sua soberania que deve ser respeitada.

Incoerentemente nao se faz a apologia do elogio... pois "Quem deve elogiar Moçambique não são os hóspedes, como é o caso de Obama, mas sim o povo moçambicano" mas, no outro caso faz se a apologia da critica.

Apesar de acreditar que ha trabalho em curso para melhorar as coisas em Mocambique, nao acredito na sinceridade do Obama... este post nao era para gingar esse elogio, era para chamar para ca as pessoas que papagueiam as criticas e, neste caso, se furtam a dita cuja apologia.

V. Dias disse...

Caro Mutisse,

Todos os anos temos que mudar de cuecas, certo?

E quando se compra uma nova cueca estamos perante uma subida de vida?

Para algumas coisas, inevitáveis, como a compra de cuecas, escovas de dente, camisola ou camisete (dependendo do clima) etc., não se pode dizer, de maneira nenhuma, que estamos perante uma mudança de vida. Não há crescimento nenhum, são coisas pontuais. Faço questão que o amigo compreenda esta minha alegoria.

Uma ponte em cada VINTE ANOS é sinal de progresso? E veja que, mal os "doadores indomáveis" deram mola para a construção da ponte, o vosso papã Guebuza expropriou-se da obra, dando o seu nome ao empreendimento.

Ilustre Mutisse, isto tem nome, não tem? O que é que me tem a dizer sobre este assunto. E o ex.ministro escovinha que teve esta ideia ousada, o papã Guebuza mandou-lhe ver se está a chover. E é por isso que tenho dito citando um grande historiador "PARA QUEM O BERÇO DE OURO NÃO LHE ASSISTE, A EDUCAÇÃO E A LEALDADE SÃO AS ÚNICAS ALAVANCAS PARA O PROGRESSO, NUNCA O ESCOVISMO".

Se cada emprendimento é construido em cada 35 anos, então podemos esperar por um Moçambique próspero nos próximos 3000 anos. Antes não é possível. Mas antes a Frelimo deve ser um partido Matusalém. Ou...como diria a minha tia ´
"ó quilhabo". Está-se mal.

"Que beneficios acha que terao os projectos em curso de Infra-estruturas como barragens, pontes e outras que estao sendo levadas a cabo um pouco por todo o pais? Que beneficios socias, economicos achas que darao?" Boa pergunta Mutisse. Estes empreendimentos tem quem se aproveita deles.

De que vale construir estes empreendimentos quando o salário que pagam e as condições de vida dos moçambicanos de "terceira categoria" é uma lástima? Mesmo essa ponte que fala, o Zambeze, por acaso melhorou a vida dos moçambicanos de terceira? Ou ajudou a transitabilidade de camiões das empresas do vosso papã. O povo com ou sem a ponte sofre na mesma. Não há jeito.

Uma estrada estar transitável não significa desenvolvimento se essa mesma estrada tiver como destino a trampa de gado. Estradas deve haver sim, mas para promover o desenvolvimento, para dar emprego as pessoas, para estimular a economia, para que no cais de partida e chegada encontre infra-estruturas e daí exportar/importar comida, etc. É isso que se chama investimento lucrativo. Senão corremos o risco de ter um país como Portugal com muitas auto-estradas, pontes, etc sem nenhum interesse.

Para ir a Moma podes também ir de barco. A estrada que dá acesso a Moma partindo de Nampula-cidade vem do tempo colonial. Uma coisa´são estradas e a outra são caminhos. O governo da Frelimo só faz caminhos e não estradas como tal!

"Quantos empregos se abriram em Tete com base nos investimentos em curso por la? Que beneficios trarao para as gentes de diferentes pontos do pais e da provincia de Tete que confluem para la?" Já foi a Tete? Coitada daquela gente. Fora de Tete cidade e nalguns distritos deste o primitivismo é ainda uma lei.

Já lhe disse que o meu povo não come queiji mas exporta vaca, não toma leite, mas exporta vaca, não come carne, mas exporta vaca. E quer exporta? As empresas do papai Guebuza.

Haja paciência.


Zicomo

Julio Mutisse disse...

Caro Viriato,

Acho que o amigo nao vive neste pais. Faz um google e encontre as pontes e pontecas reabilitas e ou construidas de raiz nos ultimos tempos... hehehe encontre os projectos de novas incluindo as financiadas pelos chineses e pense no Beneficio que elas tem para as comunidades.

Estaras lembrado que ha distritos que nao se interligavam devido a falta de uma simples ponte e, em muitos casos, ja existem. Esquece as grandes e os nomes que foram dados (alguns dos quais nao concordo com eles) e concentre-se no fundamental e nas demais que existem e estao sendo feitas.

Viriato hehehehe, a tirada sobre o valor das infra-estruturas avaliada a partir do salario nao lembra nada. Hehehehehe. Mesmo que concordasse consigo e que o salario dos operarios na construcao de uma barragem seja baixo, o valor desta estara muito acima disso. Heheheh Viriato.

Viriato, o que transportam os camioes que transitam por ali? Quem sao os principais beneficiarios? Por acaso o que eh transportado eh oferecido as pessoas ou eh comprado? Se compram eh porque tem rendimentos nao eh? Qual eh o papel do Estado numa economia como a nossa? Sei que nao responderas e daras uma fuga para frente acusando mais alguem de mais alguma coisa epa... assim sendo.

O mocambicano tem na ponte do zambeze uma infra-estrutura util. Acabou o sofrimento do batelao para atravessar o rio com longos dias de espera. Mesmo que fosse so por isso era um ganho. Por acaso os camioes de que falas atravessavam o batlao tb.

Uma estrada transitavel implica muitas coisas meu caro amigo. Eh por ela que levamos os insumos para a 'hortinha" dos kotas em Manjacaze, eh dela que os kotas escoam a producao para Xai-Xai e a sede do distrito de Manjacaze e dai ate para outros pontos. Isso gera renda: para o transportador, para o produtor, para o revendedor e para as pessoas envolvidas directamente na producao. Experimente "avariar" a estrada hehehehe.

A estrada do colono "sobrevive" por si. Ja te entendi. Mesmo a EN1 vem desse tempo hehehehe. Mais valem os tais caminhos que fazemos inclusive aqui na Matola do que ter o pais "sitiado' sem vias de comunicacao. Ainda bem que, pelo menos, da ao governo do dia, o merito de fazer caminhos.

Coitado de mim que nao me candidatei para ir trabalhar em qualquer daqueles empreendimentos de Tete. Queria ser um coitado tambem. Aqueles investimentos criaram muitos a sua volta que os tetenses e outros eestao a saber explorar. Queria ser um deles.

Eh evidente que ainda eh cedo para generalizarmos os ganhos da cidade mas que os tetenses terao beneficios nao hajam duvidas.

AEG eh omnipresente para si. Muito bom.

Viriato, tenho conhecidos que apelam por um pao quando tem mais de 500 cabecas de bovinos no cural... criam por outras razoes que nao sejam vender etc. Andam descalcos, nao consomem para alem da carne quando a consomem... isso passa por mudanca de mentalidade, num processo de educacao crescente que deve acontecer nao so a nivel dos criadores mas de outros intervenientes que devem comcar a aproveitar as oportunidades inerentes aos produtos ao dispor.

Anônimo disse...

"Pergunta o povo se está satisfeito com o senhor Guebueza? O povo há menos de 30 dias mandou fora o presidente." V. Dias

Viriato,
o povo está satisfeito com o senhor Guebuza. tanto está satisfeito, que no segundo mandatodeu-lhe mais de 2/3.

"Acho que o amigo nao vive neste pais."Muthisse.

Muthisse,
o Viriato, tal com os principais mentores das rolas, não vivem em Moçambique. Ele está em Portugal e so acompanha o que lhe convem.

Por estar em Portugal, NÃO SABE QUE A ESTRADA PARA MOMA FOI REABILITADA E ESTÁ MUITO BOA, fazendo-se o percurso em 2 horas...provavelmente quando saiu de Moçambique o troço fazia-se em 4 horas.

São as maravilhas que o senhor Guebuza está a fazer e que o senhor Viriato teima em não reconhecer.

A ligação entre Chokwe e Gujá faz-se em 5min, contra as anteriores 2 horas. São essas maravilhas que fizeram o povo dar mais de 2/3 ao senhor Guebuza.

Viriato,
Fale com dados e não com o ódio que transportas dentro de ti.

Neves

V. Dias disse...

Caro Mutisse,

Este governo vive de asfixia. Há muito que hipotecou a vida dos moçambicanos em benefício dos interesses dos seus camaradas. Tenho pena que o amigo conheça o país real a 'meia-lua'. Se andar pelo país real vai perceber que em alguns sítios está como Deus fez. Há gente a vestir saco e a comer tubérculos. A isso chama de desenvolvimento!!!

É um governo que nos últimos tempos mais não faz do que tapar o buracos da sua própria ratoeira. É a Frelimo que constrói, e é também ela quem destrói. Belo governo este que combate o seu próprio progresso. É 'chicomba', tipo de bicho que na falta de comida alimenta-se de si próprio. Pode ser visto em Tete.

Aprendi com um camarada vosso (uma autêntica bússola) que num combate, o mais importante não é atacar onde haja maior concentração do inimigo, mas sim em função da estratégica desse local.

Infelizmente o nosso governo perdeu o sentido das coisas. Nem a esses 'camaradas lentes' os ouve. De que vale construir pontes aqui e ali sem que os mesmos tenham impacto na vida das pessoas e do país?

Mutisse, penso que precisarás de lupa para perceberes certas coisas. Isto é uma questão de lógica, coisa que o Neves não tem. Quando leio os comentários do Neves sinto que tem uma lacuna lógica preocupante. Veja que para ele, o problema não são os débitos de Viriato, mas sim o Viriato. Eu sou cidadão do mundo. Tanto estou em Portugal como fora dele.

Zicomo

Anônimo disse...

Viriato,
ha quanto tempo que não visitas Moçambique? Qual foi a última vez que visitaste os distritos de Moçambique? Tas a par das revoluções que os 7 milhões estão a criar.

Meu caro,
o cenário que desenhaste é de 1993, logo após o acordo de paz, prova disso é que ainda pensas que a estrada de Moma éum caos...
tas a mentir quando dizes que ainda existem pessoas que vestem sacos. Isso aconteceu logo depois da guerra e, maioritariamente, eram pessoas que viviam em zonas sub-control da Renamo.

sabias que todas capitais distritais estão ligados por sistema de telefonia móvel? Quando saiste de Moçambique, alguns distritos trabalhavam com telefones a manivela.

Sabias que depois de terminarem a reabilitação do troço xai-Xai Chissibuca e Namphevo-Mocuba, teremos toda EN1 alcatroada? É provavel que não saibas ou que penses que os motoristas ainda dormem em Caia ou Chimuara.

O teu discurso é semelhante a das televisões portuguesas. De Moçambique so mostram imagens do pós-guerra: carros queimados, pessoas mutilidadas, crianças vestindo saco, casas destruidas, etc etc etc.

Acorda malume, Moçambique avançou. ..Parece que ainda estás com a imagem de 1993.

Neves

V. Dias disse...

Risos,

Avançar é ter gente a morrer de fomes?

É ter gente a vestir sacos?

É ter um país hipotecado pela Frelimo?

É ter uma esperança de vida aos 39 anos?

É ter um país que sobrevive graças a ajuda externa dessas televisões,

É ter presos políticos?

É ter gente a ser assassinada todos os dias por discordar do sistema?

É ter gente como o Neves com alguma intermitência da frealidade?

É ter gente que a todo o custo vai escondendo o real sofrimento do povo em benefício dos camaradas?

Chamuale, eu conheço este país. Faço questão de ter os olhos em todos os distritos mesmo estando em Portugal ou no país qualquer. Conheço a realidade do meu país e pode crer, isto só vai mudar depois dos anos 3000 mil, enquanto a Frelimo permanecer no poder, mas para isso terá de ser Matusalém.

Zicomo

Anônimo disse...

onde disse segundo país mais seguro do mundo deve ler-se segundo país mais seguro de África.

Neves

Julio Mutisse disse...

Neves, obrigado por me elucidares sobre a localizacao, confirmada pelo proprio, do Viriato. Assim passo a contextualizar o que ele diz.

Ele eh tanto um cidadao do mundo que, me parece, algumas vezes transporta para Mozie o que ele verifica noutros cantos.

Julio Mutisse disse...

Meu caro Viriato, AINDA NAO ESTAMOS ONDE EU E MUITOS GOSTARIAMOS DE ESTAR, mas ha trabalho em curso. Mesmo que fosses o mais bem informado sobre Mocambique (o que de certeza nao es), seria errado te apegares apenas a coisas negativas... es tao mal informado que muitas vezes me contas novidades.

Ha presos politicos em Mocambique? Mama mia... e a Alice Mabota nada diz... os americanos nao nos cairam em cima nos seus relatorio... ganda novidad.

Os 2/3 dados pelo povo nas urnas sao a hipoteca? Ou ha outra coisa?

Nao sobrevivemos gracas a RTP. O pais pode ate dispensar essa TV sem expressao nenhuma em Mocambique. Diz-se RTP-Africa e de Africa so tem 25% da sua grelha de programacao dos quais 80% eh Cabo Verde...

O Pais nem se quer depende grandemente do "seu" Portugal. Depende de ajuda de muitos parceiros que muito agradecemos mas cuja ajuda nos incomoda a ponto de se estar a trabalhar para a reduzir. Veja o orcamento do Estado deste ano e compare-o com de anos anteriores e veras que, mesmo que pouquito pouquito pouquito a estamos a reduzir PORQUE NOS INCOMODA.

Hummm todos os dias morre alguem que discorda com o sistema? QUem foi o ultimo? Are you sure? Ha dias conversava com um amigo e dizia lhe que do jeito como nos entusiasmamos com as coisas se Lucky Dube fosse mocambicano e tivesse morrido aqui como morreu la diriamos que foi "queima de arquivo", como diz Elisio Macamo no noticias de ontem, porque com facilidade deixamos passar esses argumentos de que basta alguem ser vitima de qualquer malfeitor de esquina eh porque era incomo com base em "suposições que nós fazemos em relação ao que ouvimos quando não estamos em condições de verificar tudo tim-tim por tim-tim." Eh o que Viriato faz a partir de Portugal com base no que os fofoqueiros lhe contam.

De Portugal vai ser dificil teres o conhecimento que temos deste Pais que, vezes sem conta, palmilhamos quer em servico quer em passeio. Nao nos venha ensinar sobre o sofrimento que nos vivemos e estamos dentro dos esforcos que se fazem para o minorar.

Se os exemplos que o Neves te da e eu proprio te dou em tantos comentarios aqui e noutros lados nao te servem epa... a portugalidade esta te a fazer mal.

Anônimo disse...

Caro Viriato

Impressionante a sua maneira de pensar sobre Mocambique. Por acso entendi que vive em portugal e diz-se cidadao do mundo so que no seu mundo duvido que existe um maravilhoso pais que se chama mocambique. Acho que nao visitas este pais a bastante tempo. Eu sou DG duma empresa mocambicana que tem apoiado a gente que "kholuaram" no exterior como refugio da sua realidade a regressar ao seu pais e ajudar, com a sabedoria acumulada, como estou a preceber de si, a desenvolver este pais livrando-o dos males que o aponta. Por favor, cai na real e nao te fica bem.

Jaime Langa

Anônimo disse...

Avançar é ter gente a morrer de fomes?
É ter gente a vestir sacos?" V. Dias

V. Dias,
as minhas suspeitas confirmam-se. Ainda tens a imagem do pós-guerra.

Onde é que tens crianças a vestirem sacos? Pelo contrário, tu andas pelos distritos e ves um numero cada vez crescente de pessoas com motas e bicicletas.

Provavelmente, quando saíste de Moçambique, esses meios so eram acessiveis as elites distritais.

Volta a pátria meu irmão e venha assistir as maravilhas que os moçambicanos estão a fazes.

Até distrito como Mabote ou Funhalouro, que outrora não produziam nada, agora viraram verdadeiros celeiros.

O problema agora não é produzir, mas como comercializar essa produzir.

Os caso do Feijão de Mandimba, Trigo de Manica, Ananas do Muxungue, Batata do Ribaue, Milho do Gurue, etc etc etc são exemplos desse aumento crescente de produção.

Acorda Viriato, estas cego pelo ódio que sentes pela Frelimo.

Podes dar-nos o exemplo dum único preso politico que actualmente esteja nas cadeias de Moçambique?

Sabias que Moçambique é o 3 país mais pacífico de África. Na vertente segurança, é o segundo mais seguro de África?
Se não, entao leia este site:www.verdade.co.mz/.../mocambique-e-o-segundo-pais-mais-seguro-de-africa.html -

Neves

V. Dias disse...

Caro Mutisse,

Na vida aprendi que, "se eu posso adorar, há quem pode odiar." Não há meio termo.

Fico preocupado quando, vivendo em Moçambique, não tenha a lucidez de um país real. Veja se me faz o favor de enumerar o nome dos distritos que conhece (não invente). Deixe Gaza de lado e começe pelas províncias do centro e norte do país, as mais afectadas pela gestão ruinosa da Frelimo.

Hoje li no AUTARCA que um alto dirigentes da Inglaterra, que esteve de visita as cidades de Nampula e Sofala, constatou que houve progresso nas duas províncias. Santo Deus, dois dias de vista bastou para aquele dirigente vir a público dizer tamanha asneira, que houve progresso nas duas províncias! Visitou duas cidades mas viu duas províncias desenvolvidas! É assim que é enganado o PR, o "vosso papai".

Tenho pena que o vosso "papã Guebuza" não vos dêe uma carona quando vai de visita aos distritos. Ele que não conhece para além do local onde os seus camaradas lhe hospedam. Aí diz meia-dúzia de palavras e depois, zás, regressa a Ponta Vermelha convencido de que deu 'papa maizena' ao povo!!!

Conhecer um distrito não é ir mostrar a musculatura mental, intelectual ou material, é viver de perto os problemas do povo. É sentir o que o povo sente. É ser parte desse sofrimento. Pergunta se Guebuza sente isso? Porque é que não dá ao seu povo a forma de criar patos? Também eu gostaria de ter esta forma milagrosa de criar patos. Eu já crei patos, mas não deu resultados. Se calhar vá criar ratos.

Tenha sensibilidade meu amigo Mutisse ao acusar a ajuda portuguesa de ser "pouca coisa". Se respeita o povo moçambicano, no mínimo, exijo que peça condescendência aos irmãos portugueses que, filantropicamente, oferece ajuda aos moçambicanos.

O maior investidor estrangeiro em Moçambique (2009-2010) é, segundo os dados CIP, Portugal. Se Cabo-Verde está na lista das prioridades da ajuda portuguesa é porque há uma boa gestão da administração local e não só, a corrupção em CV é uma miragem. A boa governação mora lá.

2/3 de votos na urna deram vitória a Guebuza e a Frelimo? Meu amigo, é melhor nem sequer voltarmos ao vespeiro. V. sabe muito bem que as eleições em Moçambique são um fiasco. A menos que sirva para legitimar o partido no poder, a sua e vossa Frelimo.

Não há presos políticos? Vá a Machava e pergunte os presos porquê é que estão lá...Sabe amigo Mutisse, para conhecer o país real não basta estar em Moçambique. Veja os débitos seus e do Neves para perceber que alguma coisa vai mal no seio da juventude e da nação em geral. O Mutisse às vezes consegue tirar a cabeça da toca e diz coisas com nexo, mas o Neves é um desastre.

A lacuna lógica não lhe permite observar que os dados que ele me apresenta são imaginários. Fala-me de distritos dourados. Os distritos apenas não faz o país. Tenha jum pouco de bom censo para dizer as coisas com cônscio de alguém que, graças ao processo da colonização, exerce o seu poder de voz usando a latim como língua ofiacial. Ainda diz mal de Portugal!!!

Ponha os seus dedos indicadores à consciência e começa a pensar que este país recuo dez vezes mais no tempo. Está mais atrasado do que no tempo de Chissano.

Por fim, quero apelar ao vosso bom-censo, incluindo o Jeime Langa para pedir uma ajudinha ao vosso papai para vos dar uma carona aos distritos. O país real anda aí...

Zicomo

V. Dias disse...

Forma-formula....

De resto fica por culpa dos óculos!!!

Zicomo

Julio Mutisse disse...

Viriato,

Hehehehe, Viriato, aceite a proposta do Neves e do meu colega Jaime Langa. Venha a Mocambique.

O Jaime, empresario, esta disposto a patrocinar-te a viagem. VOCE NAO SABE NADA DESTE PAIS.

O pais real nao esta nos jornais, nem eh visivel do alto do Boeing que me transporta a Nampula Viriato.

O Pais real so podes ver estando aqui. Indo a Funhalouro, Vilankulo, Mabote, Chicualacuala, Manica, Dondo, Chibabava (terra da minha sogra) etc.... so para te falar de alguns. O Pais real eh invisivel da tuga ou de qualquer ponto do MUNDO seu.

Volte Viriato. O pais precisa de si.

Julio Mutisse disse...

Mais uma coisa meu amigo Viriato leia bem as minhas frases... por completo. Onde falo de Cabo Verde eh a proposito de uma coisa e nao da ajuda.

o que representa a ajuda de Portugal ao nosso Orcamento Viriato quando comparado com os demais? A mim ate isso me incomoda.

O investimento de Portugakl em Mocambique nao eh um favor... esquece amigo

Anônimo disse...

"Meu Deus, dois dias de vista bastou para aquele dirigente vir a público dizer tamanha asneira, que houve progresso nas duas províncias! Visitou duas cidades mas viu duas províncias desenvolvidas!" V. Dias

Santo Deus digo eu. Como é que um homem a partir de Portugal pensa que conhece melhor Moçambique que os Moçambicanos que desbravam esse país. O ilustre estrangeiro, pelo menos,visitou as 2 provincias. A quanto tempo é que o senhor não visita este país? Acha que conheces melhor a realidade nacional que os estrangeiro que tem palmilhado o país?

É por isso que cometes erros basicos de pensar que a estrada para Moma ainda está pessima. Qualquer irlandes ou sul-africano, que trabalha nas areias pesadas de Moma, será capaz de te desmintir. Ve se não comentas muito, se não corres o risco dum estrangeiro desmintir-te sobre os assuntos do teu próprio país.

Sabias que todas estradas da Cidade do Dondo estão alcatroadas? Ha 5 anos, dondo não tinha nenhuma estrada alcatroada.

Sabias que foram construidas pontes sobre os rios lucite e mussapa, no posto administrativode dombe, Distrito de Sussundenga?
A reconstrução destas infra-estruturas vai fazer com que o posto administrativo de Dombe, em Sussundega, retome à posição de celeiro do distrito, que ocupou antes da destruição das duas pontes e do início da guerra de desestabilização dos 16 anos.

As duas infra-estruturas cujas obras iniciaram em 2007 foram financiadas integralmente pelo Orçamento do Estado, num montante de 200 milhões de Meticais.

Sabias que Nacala conta conta com 2 Universidade: UP-Publica e ISTEG-Propriedade de Empresários Nacalenses. Se não te dissesse, corrias o risco de pensar que Nacala so tem nível médio.

Sabias que ja temos uma academia militar baseada em Nampula?

V. Dias disse...

Ilustre Mutisse,

Então o "vosso papai Guebuza" está errado quando o Mutisse diz que não se pode conhecer o país das alturas, de Boing, até porque ele, o "vosso papai", só conhece o país das alturas. Porque é que não lhe diz para andar de tractor!!! Samora percorria o país de lés-a-lés.

Sabe amigo Mutisse, nem que eu leve 100 anos por cá, "a mim ninguém me pode dar baile" face a situação real do país. Ninguém, dizia Nicolau Bryner! Não sou analfabeto em matéria de observação, política, etc.

Eu conheço o país real, com excepção de Niassa, como um veterenário conhece as costelas de um animal. Conheço mesmo. Acredite. E não é hoje que me vem propor para conhecer este país. Diz o Neves que esta é a realidade do país em 93, nessa altura também negavam que o país estivesse assim. Já entrei nas matas de Cabo-Delgado, Tete, Manica, etc., e vi, recentemente, gente a vestir saco. É verdade.

E mais, tenho a possibilidade de conversa com alguns ministros do governo do "vosso papai" (quando estão cá não são extra-terrestres como em solo pátrio) e reconhecem que há falhas. O Mutisse e o seu acólito Neves, como fazem parte do governo sombra, pensam que tudo vai bem, nem sequer dão a mínima margem de erro ou engano. Epá!!!

Agora vem me dizer que a estrada Moma - Nampula cidade é asfaltada. Sim, com adobe. Isso é caminho, não é estrada (auto-estrada). Já que quer dialogar comigo a respeito de Nampula, pergunte o vosso governador Tocoli sobre mim.

Ilha de Moçambique está a cair de podre, sabe porquê? Lá não mora os Khossas, os Nhamtumbos, os Mutisses. Aquela gente não tem o prefixo de seus nomes com com "m", "N", ou "k". Nacala, trabalhei lá e conheço aquilo tudo. Em Nacala, santo Neves, trabalhei dias e dias actual com o actual edil na altura administrador.

Pergunte por mim. Até hoje não há água potável em Nacala-Porto. Se disser o contrário é lábia sua. Academia Militar, fiz trabalhos lá. Pergunte ao reitor (comandante) e ao antigo director pedagógico se me conhece, claro que conhece. E que impacto tem aquilo para Nampula? Nada. A UP-Nampula (Nacala, etc) estive lá, conheço, até hoje Nampula não tem técnicos. Amigo, não diga o que não sabe. Até começo a desconfiar que me quer ouvir falar do passado, não é?

O que mais quer saber? Portanto, não me venham com papos. São enganados todos os dias como se fossem bebes. No dia em que esta Frelimo vos ferrar, como ferrou aos meus, Mabote, etc aí vão se aperceber que é tarde demais. Aguardem, vão ver...

Vocês são jovens como eu e é bom não se armar em espertos. Amar tanto aqueles senhores é um perigo mortal. Se eu gostasse da Frelimo talvez ficasse por aí bem instalado, mas eu nunca gostei daquela gente, salvo raras excepções. Adoro estar com Rebelo.

Zicomo

PS: "O Jaime, empresario, esta disposto a patrocinar-te a viagem." Epá, você pertenceu ao grupo de teatro Gungu? Não me faça rir, pá 'chamuale'. Veja se vai as bibliotecas e encontrará lá livros que doei. Alguns deles vem assinados com o meu próprio punho. Porque é que esse seu amigo não doa mosquiteiros para salvar vida dos seus irmãos em Vulanjane?

V. Dias disse...

Vou sair e só volto a entrar amanhã. Tenho coisas pontuais por fazer. Ah, chamuale Mutisse, eu volto sim, em breve. Não para servir a Frelimo mas sim ao país. Acompanhei pela rádio que o vosso papai recebeu mola na Índia. É sempre assim, e depois? Acabam entre eles. Viva.

Zicomo

Anônimo disse...

“pergunte o vosso governador Tocoli sobre mim.
Em Nacala, santo Neves, trabalhei dias e dias actual com o actual edil na altura administrador...Pergunte por mim.
Academia Militar, fiz trabalhos lá. Pergunte ao reitor (comandante) e ao antigo director pedagógico se me conhece, claro que conhece.” V. Dias

Viriato,
Acho que em Portugal estas a fazer o curso de teatro.

Com que então, toda gente conhece-te?
Quantos cafés tomas por dia com o José Sócrates? Posso perguntar sobre ti ao Cavaco Silva?

Está claro que ainda guardas a imagem do pós-guerra. Uma imagem que até o Barac Obama sabe que já não existe, por isso teve Moçambique como experiência positiva no âmbito do desenvolvimento integrado.

Ps. Aconselho-te a informares-te melhor relativamente aos grandes avanços que Nacala-Porto, Angoche, Cuamba, Gôndola e Manica-Cidade estão a ter no tocante ao abastecimento de Água.

Ainda estas com a imagem do cenário que se vivia quando a Renamo geria o Município.

Quanto a Ilha de Moçambique, sabias que já foi reabilitada a estrada que vai da ponte ao Hotel Omohipiti?


Neves

Julio Mutisse disse...

Neves,

O Famoso Viriato tem ideias sobre tudo ate da Nomenclatura que reside na Ilha. Nao o vamos mudar. Ele conhece tudo quase "como um veterenário conhece as costelas de um anima" hehehehe. E ainda diz umas tantas asneiras.

Viriato, quando te colocamos ao corrente do que tem sido feito desde pontes, estradas e / ou outras infraestruturas NAO ESTAMOS A DIZER QUE ESTA TUDO BEM, estamos a dizer que ha avancos. Percebes?

Para um distrito que nao tinha ponte para se ligar a outros pontos sabe o que significa ter essa infra-estrutura? Epa...

V. Dias disse...

Comprar cuecas anualmente não significa mudança nem crescimento, é uma rotina necessária e pontual. O avanço de um país não se mede apenas pela construção de pontes, estradas...é pelo estômago do povo.

O povo têm o estômago vazio, por isso mandou o vosso "papai Guebuza" embora. Enfim, como disse outrora, não pode haver qualquer diálogo com pessoas cuja mente está formatada para servir os patrões.

Eu vos avisei (e não digam que não) esta Frelimo que aplaudem vai vos ferrar e de que forma. Não são os únicos.

Zicomo

PS: Felizmente conheço gente que, estando na Frelimo não estão imbuidos pela sua filosofia como vocês, pequenos meninos que sairam da incubadora ontem, querem dar passos de gigantes. TERMINO MESMO.

Julio Mutisse disse...

Melhor terminar mesmo meu caro. Como bom "acompanhador" de Mocambique bem que podia ter lido o jornal e interpretar os dados sobre a pobreza vistos a partir de um levantamento do INE e outro do proprio Governo atraves do MPD. Nao sejamos cinicos os ddos andam ai. Nao leia esses relatorios isolados...

JOSÉ disse...

Júlio, só agora tive oportunidade de passar por aqui. O Júlio menciona o INE, ora bem,dados de uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Moçambique divulgados em Maputo referem que a pobreza cresceu 0,6 pontos percentuais nos últimos sete anos (2002/03-2008/9) a nível nacional, mas nas zonas rurais, onde reside 82 por cento da população, a mesma aumentou 1,4 por cento e o número de pessoas abaixo da linha da pobreza aumentou de 9,9 milhões para 11,7 milhões.Sem dúvida este é um quadro desanimador que contrasta com muitos discursos triunfalistas. Não devemos ler relatórios isolados, mas se fizermos um apanhado do que tem sido publicado é fácil concluir que Moçambique não regista progressos nos capítulos de pobreza e desenvolvimento.

Noto com desagrado que se tenta desqualificar uma opinião pelo facto de uma pessoa não residir em Moçambique. Todas os rótulos e tentativas de exclusão acho inaceitáveis em qualquer debate que se deseja coerente.
Saudações fraternas!

Julio Mutisse disse...

Jose, contextualizacao: a questao de o Viriato viver dentro ou fora de Mocambique nada tem a ver com o relatorio do INE. Tem a ver com o desconhecimento de factos basicos como o estado de vias que ele refuta obsoletas quando os que as conhecem qualificam de boa e da recusa dele de ver determinadas coisas como tendo valor num quadro em que, para ele, tudo eh obsoleto tudo eh mal feito.

O relatorio do INE esta ai. Acresce a esse outro do MPD que vai no mesmo sentido. Soam os alarme pois apesar do muito que esta a ser feito (que nao se resume as presidencias abertas de helicoptero como gosta de repetir o Viriato), ainda custa a muitos ter o que comer.

Eh por isso que no outro debate sugiro que comecemos a pensar no impacto do que estamos a fazer para alem de que devemos ler para alem dos numeros e procurar descobrir o que as causas de tais numeros e avaliar se isso tem ou nao que ver com o muito que esta a ser feito e que possa estar a falhar ou a nao dar certo.