quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Em Que é que Darão as Eleições na OJM?

Depois da candidatura de Basílio Muhate a liderança da OJM lançada há alguns dias e referida e comentada aqui, com o processo de apresentação de candidaturas a encerrar hoje, mais dois candidatos se apresentam à corrida: Manuel Formiga e Sérgio Matos.

Se, conforme referido aqui, Basílio Muhate pretende "imprimir nova dinâmica no seio da organização, motivando-a para enfrentar os desafios da actualidade: pobreza, habitação, empreendedorismo e o elevado custo de vida", apostando numa “OJM que seja parte integrante da solução dos problemas do país,” “aberta e inclusiva, englobando os diferentes estratos sociais” ao mesmo tempo que quer “juntar toda a camada juvenil” para atacar os problemas que afligem a juventude do país, os outros candidatos já lançaram o seu repto.

Sérgio Matos tem como objectivos estratégicos a “agricultura, dominando os meios e instrumentos de produção para um desenvolvimento sustentável, no contexto da luta contra a pobreza.” Este candidato se compromete a “promover uma habitação condigna, acessível e bonificada para os jovens, através do estabelecimento de parcerias público privadas.

Por sua vez, Manuel Formiga, pretende “instar a juventude a participar de forma activa, com projectos concretos, no processo de desenvolvimento.” Formiga diz saber que “temos hoje uma agenda nacional concreta, daí a necessidade de consciencializar todos os jovens para a necessidade de se envolverem em projectos concretos e em acções concretas de combate à pobreza” e se propõe a “capacitar do ponto de vista institucional as nossas bases, refiro-me aos distritos e postos administrativos, para que, efectivamente, a juventude possa participar de forma proactiva nos desafios de hoje, que nós assumimos como sendo aqueles que são os grandes problemas da juventude, nomeadamente a habitação e o acesso ao emprego. De mãos dadas, queremos superar essas dificuldades.”

Estão lançadas as intenções para os membros da organização que tem o dever de sufragar um de entre estes três candidatos para dirigir a organização num determinado mandato.

O eleito deverá ser aquele que, conhecedor da natureza, especificidades e objectivos da organização nos dias que correm e numa perspectiva de futuro, apresente o melhor programa, que seja realista e/ou se apresente ao eleitorado como a melhor solução para a organização.

Tenho reais expectativas neste processo. Tenho noção do que eu gostaria que saísse deste processo conforme referi no post anterior sobre a OJM. Tenho a impressão de que podemos aproveitar o esgrimir de argumentos entre os três candidatos da OJM para todos nós, enquanto jovens, repensarmos o nosso papel perante a nação e os desafios que nos esperam pela frente. Podemos aproveitar o debate que se seguirá para, sugerir estratégias, abordagens, acções, lobbies e outras formas de participação, afinal, deste conjunto de jovens que se pretendem irreverentes (como característica própria da juventude) no discurso, nas acções a empreender, sairá aquele que de dentro do Partido governante e maioritário tem maior potencialidade de influenciar decisões que podem ter influência na vida de todos nós.

Debate? Sim. Creio que haverá debate. Me parece que Basílio se predispõe a isso. Quando num dos comentários no meu post anterior ajunta que “queremos trabalhar com todos e colaborar com todos e dialogar com todos...bons e maus, militantes e não militantes, público em geral...e com a juventude Moçambicana...” mostra essa vontade não só agora como quando for eleito SG da OJM.

Debate sim porque mais do que o Basílio que foi o primeiro, temos agora o Matos e o Formiga com intenções de serem também SG com base num programa que apresentarão para sufrágio dos delegados e, sendo uma organização de jovens questionadores por natureza, procurarão saber das estratégias de materialização do que cada um promete, qual galã apaixonado.

De certeza se procurará saber do Matos a questão do “estabelecimento de parcerias público-privadas”; o significado disso tendo em conta a natureza da OJM. De certeza se questionará ao Formiga o seu entendimento sobre a “agenda nacional concreta” que é a luta contra a pobreza e as estratégias inovadoras que ele propõe, não só a juventude, mas, também, aos decisores políticos para que essa luta seja mais eficaz e retire da condição de pobre mais de metade da população que como se sabe, é coberta pela faixa etária que a OJM representa. Procurar-se-á saber do Basílio como é que uma estratégia “inovadora e proactiva,” aliada uma nova atitude e rigor, com critérios claros na gestão e planeamento institucional a implementar na OJM pode ter os reflexos esperados para a Juventude e como isso pode ser replicável a todas organizações com reflexos para o país na esfera da liderança da OJM a toda uma juventude.

Das respostas as questões que forem colocadas em sede própria pelos jovens da Frelimo aos candidatos a liderança da sua “J” bem como do debate paralelo que podemos iniciar inspirado neste podemos atalhar caminho e descobrir em que é que poderão dar estas eleições. Eu tenho o meu palpite de que destas eleições emergirá uma OJM diferente, com “uma nova atitude e rigor”, com critérios e ideias claras sobre o que se pretende com esta juventude que pode se assumir como dona dos destinos desta nação e impulsionadora de políticas, actos, soluções de que o país ainda carece para o almejado desenvolvimento. Tenho o meu palpite quanto ao vencedor. O meu palpite baseia-se em vários factores, sendo um deles a predilecção por quem coloque a organização como “parte integrante da solução dos problemas do país” e não como a própria solução… infelizmente não voto.

22 comentários:

V. Dias disse...

Para variar,

Que vença a melhor proposta.

Zicomo

Julio Mutisse disse...

Viriato, eu tambem quero que ganhe o melhor e se votasse votaria num deles... hehehehe. O meu problema eh, e depois de ganhar? Que desafios tera que enfrentar o novo SG? Dito de outra forma, o que saira das eleicoes da OJM? Mais do mesmo ou uma OJM reforcada, renovada e revigorada que assuma o desafio de, dentro da camada que representa (os jovens sao a maioria em Mocambique e a OJM, dentro desta camada, eh a mais representativa), liderar os processos inclusivos que tornem os jovens mais activos nos processos de desenvolvimento e destinatarios de politicas publicas BOAS para o seu desenvolvimento?

Anônimo disse...

Júlio,
ontem entrou a quarta candidatura, do Jovem Lino Simbine.
Isso é democracia.

V. Dias,
como esses processos ocorrem noutros partidos.
Que eu saiba, o senhor Rui de Sousa lidera a liga juvenil da Renamo desde a data da sua criação. E do MDM ainda não vimos nenhum sinal, mas acredito que será liderado por mais um natural de Sofala.

Neves

Nelson disse...

Desconheço completamente como funciona a OJM.O poder de decisão que os estatutos atribuem ao SG. Conhecer isso é importante para mim pois não quero correr o risco de me defraudar depositando de forma surrealista, esperança de grandes mudanças na OJM enquanto elas não dependem necessariamente da boa vontade do SG.
Essa preocupação vem especialmente pela suposição ou facto dos candidatos serem, se não estou errado, membros da OJM por já alguns anos. Era bom sabermos oque é que já tem feito nos postos que já ocuparam na OJM ou simplesmente como membros, que possa credibilizar as suas intenções(promessas eleitorais). Ou será que as promessas de uma "OJM reforçada, renovada e revigorada" só é realizável enquanto forem eleitos? É que os desafios da juventude Moçambicana, esses que os ilustres candidatos "prometem" atacar, não são de hoje. A necessidade de "promover uma habitação condigna, acessível e bonificada para os jovens" não de hoje. Os problemas de "a habitação e o acesso ao emprego" não é de hoje.

Nelson disse...

Eu acho extremamente perigoso o pensamento de Neves. Enquanto a OJM for por alguns7muitos(como Neves) considerada "propriedade privada" da Frelimo dificilmente consiguirá "trabalhar com todos e colaborar com todos e dialogar com todos...bons e maus, militantes e não militantes, público em geral...e com a juventude Moçambicana" porque quer queiramos quer não, quer gostemos quer não a realidade nos manda dizer que nem todo jovem Moçambicanos se identifica com a Frelimo. As razões são várias boas ou mãs, legítimas ou não mas elas existem. Já uma vez dissemos isso, que a OJM é de forma explícita ou não a liga juvenil do Partido Frelimo mas compará-la às ligas juvenis de outros partidos(Renamo MDM) como Neves faz, para além de me parecer uma forma "fanática" de ver as coisas, acredito piamente que dificulta a tal "inclusão" que os candidatos prometem, e muito jovens almejam.
Oque achas caro Mutisse

V. Dias disse...

Esse Neves é um fundamentalista fanático da Frelimo. Não me conheço de lado nenhum e já começa a inventar inverdades, pior dos géneros humanos.

Sabes Neves, porque é que não te didicas a conhecer mais o "papai", os teus "irmãos", os teus "sobrinhos", que é para quando aparecer um vulção saibas como te defender.


Zicomo

Anônimo disse...

Nelson,
se calhar vale a pena fazer a separação entre OJM e CNJ. Quer queiramos, quer não, a OJM é liga juvenil da Frelimo e um dos seus postulados é que os seus membros aceitem a ideologia da Frelimo.

Neves

Nelson disse...

Olha Neves, eu já discuti esse assunto com o Mutisse que acho uma pessoa bem mais moderada que tu(me desculpe se isso te ofende, estou me baseando nos teus comentários meio inflamados aqui na blogosfera)e nos entendemos muito bem.
Se estás certo(gostaria que como prova me fornecesses o artigo dos estatutos de onde tiraste isso) quando dizes que "um dos seus postulados é que os seus membros aceitem a ideologia da Frelimo" acho que a coisa é bem mais complicada do que eu pensava. Se a OJM se assume como liga juvenil da Frelimo está na ora de mudar de designação pois quer queiramos quer não, nem todo jovem Moçambicano aceita a ideologia da Frelimo ainda que nem todos tenham "tomates" para afirmar à luz do dia que não aceita.
Será que quando os candidatos à SG da OJM falam de "trabalhar com todos e colaborar com todos e dialogar com todos...bons e maus, militantes e não militantes, público em geral...e com a juventude Moçambicana" tem o mesmo sentimento do Neves?

V. Dias disse...

Este Neves precisa de um GPS mental.

Zicomo

Julio Mutisse disse...

Meu caro Amigo Nelson,

Sobre o funcionamento do secretariado e as atribuicoes do SG sugiro que vejas os artigos 50 e seguintes dos estatutos da OJM que podes baixar do seguinte link: http://www.ojmbasiliomuhate.org/estatutos%20da%20OJM%202005.pdf

Ser membro de uma organizacao nao implica ja ter ocupado cargos nessa organizacao. Mesmo que ja tenham ocupado cargos nada obsta que imprimam a sua propria dinamica nos seus mandatos. Posso lhe dar o exemplo de Joaquim Chissano por muito tempo MNE do Governo Samoriano que nao se coibiu (ate perante a conjuntura) de imprimir dinamica propria na sua governacao. Posso dar lhe o exemplo do proprio AEG foi parte do Governo de Chissano, membro do Parlamento e tem o seu proprio andamento, com erros e sucessos proprios que independem dos cargos anteriormente ocupados dentro da mesma estrutura.

Estar num carro como parte dos ocupantes eh diferente de estar ao volante. Cada um tem a sua forma de conduzir por isso acredito que, por causa desta peculiaridade, eh possivel que hajam mudancas quando eles forem eleitos.

As questoes de habitacao e outras nao sao de hoje. Eh necessario aborda-las hoje no contexto de hoje. Esta la nos manifestos de todos e eu tenho a curiosidade de querer saber qual sera a abordagem de todos em relacao a este assunto.

Julio Mutisse disse...

Nelson,

Estatutariamente, a organização da Juventude Moçambicana é uma Organização Social do Partido Frelimo e "é uma Organização de âmbito nacional que congrega Jovens Moçambicanos sem distinção de cor, raça, sexo, grupo étnico,
lugar de nascimento, religião,grau de instrução, origem, posição social, estado civil desde que aceitem e se disponham a cumprir" os Estatutos.

Portanto, apesar de ser uma organizacao do Partido Frelimo nada obsta que se possa "trabalhar com todos e colaborar com todos e dialogar com todos...bons e maus, militantes e não militantes, público em geral...e com a juventude Moçambicana" mesmo com aqueles que nao aceitem os estatutos da OJM (como me parece que quis transparecer o Basilio), pois os problemas da juventude mocambicana sao comuns e ultrapassam as barreiras das cores partidarias.

Eh verdade. Nem todos os jovens se identificam com a FRELIMO mas todos os jovens sentem na pele os desafios que se colocam a todos e, se a OJM (liga juvenil da FRELIMO) se predispuser como lider na busca de solucoes, porque nao apoiar essa iniciativa?

As outras ligas existem Nelson? Esta pergunta vai para o Neves tambem... pois nao se pode comparar a OJM que existe (embora a funcionar a meio gas na minha optica) com outras que so existem formalmente...

Julio Mutisse disse...

Neves,

Remeto ao artigo 1 dos Estatutos da OJM... Estatutariamente, a organização da Juventude Moçambicana é uma Organização Social do Partido Frelimo. Pacifico.

O meu entendimento eh de que sendo "uma Organização de âmbito nacional que congrega Jovens Moçambicanos sem distinção de cor, raça, sexo, grupo étnico, lugar de nascimento, religião,grau de instrução, origem, posição social, estado civil desde que aceitem e se disponham a cumprir os Estatutos", podem concorrer para membros, nestes termos, pessoas fora do quadro do Partido.

O CNJ nao deve, em nenhum momento, ser confundido com a OJM. Alias o CNJ segue rumo proprio. Qual? Os membros saberao.

Julio Mutisse disse...

Nelson,

A designacao OJM tem bases historicas... podia ser qualquer outra nao eh o fundamental. Sobre questoes ideologicas veja as minhas respostas acima.

Martin de Sousa disse...

O que Viriato Dias diz do Neves sobre este ser "fundamentalista fanático da Frelimo" assenta-lhe como uma luva quanto ao seu anti-frelimismo e pro-qualquer coisa que se posicione contra a frelimo por mais desprovida de ideias que seja.
Ja agora que venca o melhor e que o melhor seja o Basilio. Que a OJM reassuma o seu lugar como a organizacao da juventude mocambicana num contexto de multipartidarismo e democracia; que a OJM capitaneie a juventude ja que o CNJ e uma nulidade na busca de solucoes para os nossos problemas gerais.
Viva a Frelimo.

Anônimo disse...

Caros todos, eu penso que o problema não é a Frelimo e/ou as suas lideranças não quererem as suas organizações com pensamento próprio. o problema esta nas lideranças dessas organizações e para a montanha de "assessores" que pululam por todo o lado assumindo e ensinando que a Frelimo não quer isto não quer aquilo, o que limita os potenciais lideres ou lideres fracos que almofadados por esses retraem a sua capacidade criadora criando o amorfismo que conhecemos dessas organizações. não acredito que Guebuza não queira uma ojm forte que consiga, ela própria, angariar jovens e mobiliza-los para as causas do partido a partir da crença num projecto que as suas lideranças apresentem. digam me se a actual ojm e tudo isso... direi que não. a mobilização que conhecemos que envolve jovens deriva do carisma dos mobilizadores do momento e da pujança do próprio AEG.

V. Dias disse...

Estou a pensar em forjar a minha própria morte para me deixarem em paz.

Zicomo

Anônimo disse...

Nelson,
O Julio ja te forneceu o artigo.
Portanto, não é um problema de ser moderado, mas sim aquilo que os estatutos dizem.

Viriato,
tu precisas de GPS para chegar até aos estatutos da OJM. Espero que não te percas.

Neves

Nelson disse...

Neves temo que não me tenhas entendido. Baseio-me nos teus comentário "inflamados" para te achar(minha opnião) menos moderado que o Mutisse com quem já debati de forma quase exaustiva sobre OJM. Tinhamos chegado à conclusão que mesmo que a OJM seja liga juvenil da Frelimo tem, comparativamente à ligas doutros partidos, responsabilidades acrescidas. Por levar na sua designação(OJM) toda a "juventude Moçambicana" precisa olhar para a juventude fora das paredes da Frelimo.

Julio Mutisse disse...

Nelson, mais do que a simples designacao de OJM, esta organizacao por ser a "J" do partido maioritario na actual composicao politico/governativa, considerando os desafios que o pais e, em particular, os principais lideres do pais enfrentam de momento, considero que a OJM tem uma responsabilidade acrescida de liderar um processo que conduza a busca de solucoes que a camada jovem anseia. Repito, nao ha solucoes para jovens da Frelimo e de outros partidos ha solucoes para a joventude e se a OJM, entanto que "J" frelimista conseguir colocar na agenda do partido politicas da juventude e outras coisas que nos interessam,,,...!!! estamos meio caminho andado hehehehe

Nelson disse...

"nao ha solucoes para jovens da Frelimo e de outros partidos ha solucoes para a joventude"
Pensar assim é bom Mutisse. E se diferenciar do Neves.É perceber que os desafios da OJM ultrapassam ou deviam ultrapassar as necessidades dos militantes. Perceber que o facto de "um dos seus postulados ser que os seus membros aceitem a ideologia da Frelimo" não a torna completamente "desinteressada" aos problemas dos restantes jovens.

Anônimo disse...

Nunca disse que o facto de um dos seus postulados dizer que os seus membros devem aceitar a ideologia da Frelimo, significa que a organização deve estar completamente desinteressada dos problemas dos restantes jovens.

Isso significava dizer que a Frelimo está completamente desinteressada dos problemas da sociedade, que so se preocupa com o bem estar dos seus membros.

Nelson, penso que estas a utilizar a tecnica da dramatização para fazer vingar a sua ideia.

Disse e repito, a OJM é liga juvenil da frelimo. O facto de ser liga juvenil da frelimo não significa que se deve alhear dos problemas dos jovens que não pertencem a Frelimo.

Neves

Nelson disse...

Neves, para um bom entendedor como és, meia palavra basta.
Para que eu não dramatize por favor me explique oque pretendias dizer: 1.Quando sugeriste que se fizesse "separação entre OJM e CNJ"
2.Quando comparaste a OJM às ligas juvenis dos outros partidos
Enfim pelo menos estamos juntos quando dizes que "O facto de ser liga juvenil da frelimo não significa que se deve alhear dos problemas dos jovens que não pertencem a Frelimo". É uma OJM assim que eu gostaria de ver mas nada do seu passado me faz acreditar que um dia teremos uma OJM assim.