quarta-feira, 14 de abril de 2010

Turma 99/2000 da Faculdade de Direito da UEM - Passaram 10 Anos

Em Fevereiro de 2009 escrevi aqui sobre a passagem dos 10 anos desde que em Agosto de 1999, 100 moçambicanos que hoje dão o seu contributo ao desenvolvimento de Moçambique em diferentes tarefas e em diferentes pontos do país se encontraram, na mesma sala, pela primeira vez.

Aquela postagem fez destilar memórias. Deu mote a um movimento que culminou com uma festa de arromba a que, infelizmente, eu não pude participar mas que as reportagens fotográficas que me chegaram confirmam a sua grandiosidade. Não podia ser de outra forma, como disse na postagem a que me refiro, celebravam-se uma coisa grandiosa como a amizade e não o simples somatório de anos que, em alguns, se nota pelas barriguinhas, cabelos brancos etc.

Para além das reacções suculentas dos colegas da turma a essa postagem e a outra que se seguiu sobre a festa continuam a haver reacções vindas de diversos segmentos e individualidades.

Reagiu o professor Diogo Pereira Duarte dizendo "também eu tenho saudades dessa turma, embora apenas tenha estado um ano em Moçambique. Desejo a todos mais 10 anos de muitos sucessos."

Reagiu o Alexandre Chivale, um dos autores morais e materiais da chacina que ousam continuar a chamar de baptismo que disse que a nossa "turma inspra-me sobremaneira pela vossa camaradagem, coisa que a nossa (a de 98/99) nem de sombra tem."

Reagiu o Alcidio Sitoe que refere que "A vossa camaradagem eh tocante e profunda! Fui aluno e hoje sou colega dos vossos ex-colegas, Alberto Nkutumula e Stayleir Marroquim. Sao excelentes profissionais e um exemplo encorajador para nos mais jovens. Eh impressionante a vossa uniao. Certamente isso faltou e faltara a varios colegas e geracoes."

De certeza, mais reacções virão. Como sugere o Alcídio, let´s "Keep it up" e que viva a união, que viva a camaradagem.

Nenhum comentário: