terça-feira, 10 de maio de 2011

Por Onde Andam Os Meus Amigos?

Se a memória não me falha, o primeiro post deste blog aconteceu a 8 de Junho de 2007. Estou, portanto, a apenas alguns dias de completar 3 anos de convívio subversivo por esta via.


Um aspecto interessante e importante e que me regozija bastante, são as grandes discussões que tivemos neste espaço sobre os mais diversos temas. Desde a “Responsabilização”, “Cidadania”, “Autarquias” (aqui, aqui ou mesmo aqui), “Transportes Urbanos’ (aqui e aqui), a “Ponte AEG” ou Ponte da Unidade, “Taxa de Lixo”, a “Dependência Externa” a actualidade política (aqui, aqui, e mais recentemente aqui e aqui) entre muitos outros assuntos.


Ao longo destes quase 3 anos fiz muitos amigos novos e reforcei amizades que já trazia de outros quadrantes. Assisti e participei em debates interessantes em blogs de figuras como Elísio Macamo e Carlos Serra (até ser banido de lá), participei em debates acalorados umas vezes e amenos noutras em blogs de jovens da minha geração como Shirangano, Ximbitani, Vasikati, Contrapeso (do Buldozer Egídio Vaz), Debate e Reflexão etc.


Assisti a emergência de blogs como o Modaskavalo do Amosse Macamo (que se passa amigo, deixou de ouvir música moçambicana?) um blog que não sei descrever mas que reputo de grande importância no panorama musical deste país. Assisti e ao parto da montra da criatividade de Policarpo Mapengo através das suas Cartas a Moda Antiga. Parece-me que a ascensão profissional o roubou deste convívio (parabéns Dr. Mapengo Director de Informação do grupo Soico).


Assisti a um acto de abertura ao diálogo do dirigente máximo desta nação. A sua visão sobre os mais diversos assuntos estão lá no seu blog e, sem censura, podemos sempre deixar os nossos pontos de vista e se, a nossa expectativa de temática não é satisfeita porque não usar esse canal aberto para sugerir o que gostaríamos de, por aquela via, discutir com o PR?


São três anos interessantes com mais momentos agradáveis para recordar do que os desagradáveis. São três anos de aprendizagens, são três anos de fortificação de amizades e criação de outras novas. Se fiz muitos amigos, sinto falta de outros tantos que sumiram. Por onde andas tu: Yndongah, Ximbitani, Nyikiwa, Nhabetse, Shirangano, Félix, Chire, Egídio Vaz (o Buldozer, o mês está a terminar, sabes para quê, não é Mapengo?) Amosse, Saiete, Chacate, Reflectindo, Duma, Jonathan, Patrício Langa, Jaime Langa, Ilídio Macia, Stayleir, Maria João Hunguana, José, Maria Helena, Gonçalves Matsinhe, Martin de Sousa, Obed Khan, Milton Machel, PC Mapengo, Basílio Muhate, Nero, Franco Atirador, Noa Inácio (o puto), Venâncio, Tadeu Phiri, Nelson Levingston (o miúdo do Chiveve que quando passo lá está nas matas epa), Erva, Nuno Amorim, Antonio Antique, e muitos, muitos outros que fizeram e fazem este blog. Sinto falta das vossas ideias aqui. é verdade que um ou outro ainda aparece e falamos tardes inteiras, mas também sinto a vossa falta neste espaço que é vosso.


Um abraaço, e sejam sempre bem vindos aqui, mesmo quando não concordamos em muitas ideias eu vos desejo e vos escancaro as portas deste blog que é vosso.

15 comentários:

Ximbitane disse...

Obrigada por me colocares na lista dos teus amigos. A mancar, me faco PRESENTE e cozinho na minha 'mbita pratos mais elaborados e com outro tempero. Lamentavelmente muitos se calaram mas, ainda estou na trincheira pelo que respondo a chamada dizendo "Ximbitane esta PRESENTE!"

Júlio Mutisse disse...

Eu sei, tenho provado dos pratos e sao interessantes. Continuemos sem parar p frente eh o caminho. Obrigado por estares ai e por continuares sem nunca desistir.

Nelson disse...

Mutisse, belas recordações dos tempos que lá se foram. Tempos bons! Respondendo à pergunta que faz o título do post eu penso que os teus amigos andam todinhos no FACEBOOK pois como diria o Emerson do MB o facebook "está a bater". Lá fazem posts curtos, que não exigem muita lucubração e recebem comentários quase com amesma natureza. Lá escrevem sem se criticarem antes de criticar seja lá oque for. Lá duvidam da morte de UBL só porque não se lhes mostrou o corpo. Lá a coisa é mais fácil, não é de nada elaborada como era aqui. Enfim os tempos são outros. Eu que também ando por lá, já me cruzei com muitos dos teus amigos que felizmente por via da blogosfera também são meus, e num dos "encontros" até nos convidamos a voltar. Todos dissemos em coro que "havemos de voltar" mas parece que não passou de uma promessa. Em todo caso obrigado por me teres na tua lista de amigos, especialmente por teres "emprestado" do "pai da democracia" o termo "miudo" com que me trataste hehehehehe....

Jorge Saiete disse...

Ok Julio, tens razao. Muitos de nós andamos longe dos blogues, cada um tem as suas razoes.
para mim a culpa é da preguiça, heheheh, sobretudo porque o FB acomoda todos que nao querem queimar miolos a pensar. sabes que pensar doi e provoca sono? e o blog exige isso, pensar, pensar e pensar heheheh.
Mas se a preguiça contribuiu, nao se deve negar que violencia verbal que muitos usavam nos blogs me levou a repensar sobre a utilidade da minha presença. Por natureza, sou uma pessoa sensivel a conflitos e aparentemente haviam nos blogues pessoas despostas a atirar para quem pensanse diferente deles.

mas como diz o escritor angolano: havemos de voltar. eu acredito que voltaremos ao debate e aos copos de cervejas no AEMO (ama saudades, heheh).

Julio Mutisse disse...

Nelson, sao sinais de evolucao tambem espreito o facebook e sei como eh mas continuo ca meu grande amigo. obrigado por estares sempre (ou quase) presente neste espacco.

Jorge matolense, temos mesmo que nos reencontrar seja na AEMO seja outro sitio qualquer. Que tal passarmos um email.

Ximbitane disse...

Epa, o espaco da AEMO encerrou... As tantas eh desta que se vai a N'kobe...

Anônimo disse...

Heheheheh Ximbi, estao oficialmente desafiados. Nelson voce ai do Xiveve tem que vir nos contar as ultimas dai meu irmao. No excuses please.

Jorge e Lazaro, estao intimados a organizarem o encontro para nos rirmos de nos mesmos e da vida num ambiente descontraido e soft. De acordo?

Mutisse

Anônimo disse...

Eu desafio a todos (o leitao na minha conta) dia 28 de Maio no bairro Nkobe - no talho eu vou cobrar ou posso vos receber na minha sombra basta a vontade vossa.

avante companheiros

Anônimo disse...

Bamo, isso eh tentador e demonstrador de que TENS ATITUDE hehehehe. Considere AQUELE meu pedido rsssss.

Mutisse (nao consigo postar comentarios com meu ID).

Ximbitane disse...

Humm,algumas propostas (tentadoras), nao tem assinatura. Ainda assim, NIKU DENTRO!

Unknown disse...

Mutisse, meu irmão, defacto esta ausência é preocupante, quando a escola começa a tirar os primeiros resultados nota-se uma dismotivação dos actores.

Outra coisa é o facto de nomeiarmos pessoas para oucuparem certos Status e simplismente abandonam sem dizer nada!!! Ximbi, lembra-se do seu papel ao nível dos blogers? ha quanto tempo não nos encontramos?


De qualquer forma ainda bem que Mutisse tal como eu nos apercebos que a intenção dolosa nisto... heheheheheh

vamos ver a questão do local porque de facto fomos sabotados com o fim do site da AEMO. Na proposta do Mutisse (pessoal organizador) acrescento a Ximbi por uma questão de passagem de pastas... heheheh

Julio Mutisse disse...

Parece que tudo anda acertado para nos vermos em Nkobe.

O Bamo oferece/sacrifica um animal,

A Ximbitane (bom garfo) confirma presenca tal como Eu, Egidio VAz, Jorge Saiete, o PUTO Noa, dois amigos do Egidio Vaz (que serao meus tb se ele quiser) e muita gente mais.

Vai animar.

Julio Mutisse disse...

O Mapengo tb vai la estar.

Unknown disse...

Eu estou na Dinamarca!

Julio Mutisse disse...

Quando voltas Mano Duma? Ha um suino e sura marcada para este fim de semana dia 21 de Maio. Tens visto seu email?

Traga me uma bebida originalmente dinamarquesa PLEASE...